O número médio de transmissão por infectado (RT), que mostra o índice de contaminação pelo coronavírus, em Belo Horizonte, está em 1,10.
Isto quer dizer que a cada 100 pessoas infectadas pelo coronavírus, há risco de outras 110 se contaminarem.
Taxa de transmissão aumenta em BH — Foto: PBH/Divulgação
A capital não registrava um patamar como este desde o dia 29 de março, pico da pandemia, quando o índice registrado foi de 1,11. O dado foi divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte. O boletim anterior, divulgado na sexta-feira (24), apontava a taxa em 1,03.
"Com relação à flutuação apresentada pelo RT nos últimos dias, o índice é calculado em cima do número de casos diagnosticados na semana. A variação tem ocorrido devido ao baixo número de confirmações de casos de Covid-19 registrados no município", afirmou a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em nota.
Segundo a pasta, para fins de avaliação do cenário epidemiológico, a prefeitura também leva em consideração a taxa de matriciamento de risco (MR), que atualmente está em 93% – quanto mais próximo de 100%, melhor.
"A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença no município e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas. É importante ressaltar que, caso necessário, os leitos podem ser reconvertidos para atendimento Covid", disse a SMSA.
O RT está em nível de alerta amarelo, o mesmo da ocupação de leitos de enfermaria, que está em 55,4%. Já a ocupação de leitos de UTIs está em nível verde, com 47,5%.
Belo Horizonte registrou 7.082 mortes por Covid. Até esta segunda-feira (27) foram 294.617 casos da doença.

SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde
Campanha de saúde Campanha em Prudente de Morais reforça combate ao Aedes aegypti e alerta para prevenção de doenças Mín. 19° Máx. 27°


