A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomenda a vacinação contra a covid-19 de crianças dos 5 a 11 anos de idade. Em nota técnica publicada nesta terça-feira (28), o órgão classifica a aplicação das vacinas nessa faixa etária como “ferramenta fundamental para o controle da pandemia”.
No texto, a Fiocruz afirma que a imunização vai reduzir formas graves e óbitos por covid-19 nesse grupo e será “uma importante estratégia para que as atividades escolares retornem ao modo presencial.”
No último dia 16, a Anvisa autorizou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, após testes pré-clínicos e ensaios clínicos em diferentes fases. Porém, devido à resistência do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Marcelo Queiroga, o Ministério da Saúde só deve oficializar o processo no dia 5 de janeiro.
Na nota, a Fiocruz cita que nos Estados Unidos, cerca de 5 milhões de crianças já foram imunizadas, “sem eventos adversos significativos”. Foram registrados 8 casos de miocardite, todos com evolução favorável.
Também de acordo com a Fiocruz, a faixa etária está propícia à Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, uma possível complicação da covid-19 que gera inflamações em diferentes partes do corpo. No Brasil, 64% das crianças e adolescentes acometidos tinham entre 1 e 9 anos de idade. Entre os hospitalizados, 44,5% tiveram necessidade de internação em UTI, com letalidade de 6%.
Além disso, segundo a Fundação, estudos apontam para retrocessos no desenvolvimento psicomotor, transtornos do humor, alimentares e do sono no público infantil.
A nota técnica da fundação ainda destaca que imunizar as crianças é uma forma de garantir o retorno às aulas presenciais com segurança.
“Embora crianças adoeçam menos por Covid-19 e menos frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e também fora dela. A vacinação de crianças é, portanto, uma alternativa robusta para garantir a continuidade de oferta de escola na forma presencial”, afirma o texto.

Sete Lagoas Anvisa proíbe publicidade da Semavy após anúncios em aeroporto e redes sociais
PEQUI Prefeitura de Pequi inicia distribuição gratuita de canetas emagrecedoras para moradores
PARAOPEBA Prefeitura de Paraopeba anuncia reajuste de 30% no plano de saúde Unimed BH dos servidores
PARAOPEBA Paraopeba aprova verba de R$ 2,6 milhões proveniente de acordo por Brumadinho para ampliar hospital loc
SETE LAGOAS Diagmed amplia oferta de exames em Sete Lagoas com nova ressonância magnética com inteligência artificial
FORTUNA DE MINAS Prefeitura de Fortuna de Minas divulga novos horários para urgência odontológica nas Unidades de Saúde Mín. 19° Máx. 33°

