A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - registrou, nos últimos dias, um grande número de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios em unidades de saúde do município, tanto da rede pública como na suplementar. O cenário provocou ações da Prefeitura, mas orientações sobre onde procurar atendimento são fundamentais neste momento.
Para garantir o atendimento da demanda na Atenção Primária, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estratégia que envolve extensão do horário e plantão durante o período de feriado com equipes completas em alguns centros de saúde. “A melhor orientação para este momento onde as pessoas estão procurando a urgência e emergência é para que o usuário vá até um posto de saúde mais próximo de sua casa. Prioritariamente, estas unidades estão atendendo sem necessidade de agendamento. Isso permite desafogar a rede de urgência que deve atender ao paciente grave, casos onde a vida precisa ser salva naquele momento”, orienta Dr. Thiago Melo, diretor técnico do Hospital Municipal e da UPA.
A situação é de alerta em vários municípios, mas assim como no enfrentamento da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Sete Lagoas vai monitorar a situação e fortalecer a rede de atendimento quando for necessário. A estratégia envolve aumento no número de equipes e disponibilização de equipamentos. “Diante deste surto de Influenza, estamos trabalhando com este plano de contingência. Mais de 70% dos pacientes que estão procurando a urgência estão com sintomas leves. Precisamos que a população tenha o entendimento de procurar as unidades de saúde em seu bairro para evitar a saturação da urgência neste período”, ressalta Dr. Flávio Pimenta, secretário municipal de Saúde.

SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde
Campanha de saúde Campanha em Prudente de Morais reforça combate ao Aedes aegypti e alerta para prevenção de doenças Mín. 19° Máx. 27°


