O governo federal negou a autorização de ajuda humanitária da Argentina que havia sido solicitada pelo governador da Bahia, Rui Costa, para o enfrentamento dos impactos da chuva no estado. Em documento enviado à baixada do país vizinho pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo afirma que uma reserva de R$ 200 milhões “permitirá auxílio àquela população e a mitigação dos danos causados pelas enchentes”. As informações são do g1.
“Ao reiterar seu apreço pela manifestação, o Ministério informa à embaixada que a situação está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários para as ações de assistência à população afetada, os quais se têm mostrado, até este momento, suficientes”, diz um trecho da carta.
O país vizinho pretendia enviar ao sul da Bahia uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. Ainda ontem (29), pelo Twitter, o governador Rui Costa havia agradecido a oferta de ajuda humanitária.
Meu agradecimento ao governo argentino pela oferta de ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bahia, em especial ao embaixador Daniel Scioli, ao cônsul-geral na Bahia, Pablo Virasoro, e à presidente da comissão nacional dos Capacetes Brancos, a embaixadora Sabina Frederic.
— Rui Costa (@costa_rui) December 29, 2021
Até o momento, 24 pessoas morreram e outras 434 ficaram feridas em decorrência das chuvas na Bahia, que foram classificadas por Rui Costa como “maior desastre natural da história”. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 37 mil pessoas estão desabrigadas e outras 53 mil não conseguem acessar suas casas.
De acordo com o governo baiano, só no mês de dezembro, cerca de 629 mil pessoas foram atingidas pelo temporal. Ainda assim, o governo federal ressalta que, caso a situação se agrave, a ajuda da Argentina será bem-vinda.
“Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”, diz o documento.
Logo após o anúncio da recusa, ontem (29) a noite, o governador da Bahia mandou uma indireta ao governo federal e disse que está se mobilizando junto das prefeituras para mapear as famílias que perderam suas casas durante a chuva. “Não vou ficar de braço cruzado esperando recurso. Vamos garantir auxílio financeiro e a reconstrução das cidades, rodovias estaduais e pontes”, declarou.
Nesta manhã, Rui Costa voltou a mencionar a falta de recursos federais, mas garante que o governo estadual “reconstruirá todas as casas e as cidades que foram destruídas com as chuvas na Bahia”.
“Vamos estabelecendo prioridades e, ao longo de 2022, em parceria com os municípios, nós vamos garantir uma moradia digna às pessoas”, disse.
Me reuni na noite de hoje com prefeitos da região sul, uma das mais afetadas pelas enchentes dos últimos dias, e pedi agilidade no cadastramento das pessoas que perderam seus imóveis e no levantamento dos principais danos provocados pelas chuvas. pic.twitter.com/0v8Ih4zHAY
— Rui Costa (@costa_rui) December 30, 2021
Mín. 14° Máx. 27°