A Itália autorizou nesta quinta-feira (30) o uso de dois antivirais, molnupiravir e remdesivir, no tratamento de pacientes com Covid-19 não hospitalizados e com doença leve a moderada de início recente, mas com alto risco para desenvolvimento de sintoma grave.
O anúncio foi feito pela Comissão Técnica-Científica (CTS) da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) e refere-se a pacientes "com quadros clínicos concomitantes que representam fatores de risco específicos para o desenvolvimento da Covid-19 grave".
O molnupiravir é um antiviral oral autorizado para distribuição em condições de emergência pelo Ministério da Saúde da Itália desde 26 de novembro de 2021, cujo uso é indicado até 5 dias após o início dos sintomas.
A duração do tratamento, que consiste na ingestão de quatro comprimidos (200 mg) por duas vezes ao dia, é de 5 dias. Para sua prescrição, está prevista a utilização de um registro de monitoramento que ficará disponível online no site da Aifa, conforme a nota.
A determinação da Aifa relativa aos métodos entra em vigor a partir de 30 de dezembro. O molnupiravir será distribuído pela Estrutura do Comissário às Regiões a partir de 4 de janeiro.
No caso do remdesivir, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou recentemente uma extensão da indicação para o tratamento de pacientes com alto risco de desenvolver a Covid-19 grave sem o uso de oxigenoterapia e podem ser usados em até 7 dias após o aparecimento dos sintomas, de acordo com a Aifa.
A duração do tratamento, que consiste na administração intravenosa, é de 3 dias. Também para esta nova indicação, está prevista a utilização de um registo de acompanhamento", acrescenta a agência.
A decisão é divulgada no dia em que o país bateu um novo recorde de casos diários de Covid-19 e superou pela primeira vez a marca de 100 mil contágios em um único dia.

IMUNIZAÇÃO Vacinação contra chikungunya é adiada e deve começar só em junho em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Saúde abre processo seletivo para médicos especialistas em Sete Lagoas
IMUNIZAÇÃO Sete Lagoas aguarda vacinas para iniciar campanha contra chikungunya Mín. 16° Máx. 26°


