Quinta, 18 de Abril de 2024
21°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Esportes Estudo

Esporte para crianças: educador físico explica os benefícios da prática

Crianças e adolescentes que não praticam nenhum tipo de atividade física podem virar adultos com diversos tipos de problemas de saúde

06/01/2022 às 15h08
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Igor Basilio
Compartilhe:

A prática esportiva traz inúmeros benefícios, inclusive para as crianças, é o que aponta pesquisa da Universidade de Montreal publicada no Journal of Developmental & Behavioral Pediatric. O estudo concluiu que o esporte reduz o risco de depressão na infância, além de combater o sedentarismo. O educador Ivan Westin, professor do curso de educação física da Faculdade Pitágoras, afirma que é preciso ficar atento aos sinais de sedentarismo ainda na infância. “O sedentarismo não é considerado uma doença, mas ele traz várias enfermidades como a hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, aumento do colesterol, infarto e muitos outros riscos. E todas essas doenças podem aparecer ainda na infância. Se a criança for sedentária e continuar até a fase da adolescência, com certeza ela terá riscos ainda maiores. O esporte é fundamental para crianças”.

 

Com a pandemia, o consumo de jogos eletrônicos aumentou 75% no Brasil e a população gamer com menos de 18 anos cresceu 10%, conforme a pesquisa Game Brasil 2021. O educador físico defende que os pais devem incentivar que as crianças se movimentem e não fiquem pressas nas atividades eletrônicas. Pular, correr e dançar são algumas das atividades sugeridas pelo especialista. “É fundamental que os pais tenham iniciativa para mostrar para as crianças esse lado da infância, o lado do movimento, do esporte, da prática, do saber ganhar e perder. Movimento em geral, não somente o esporte, mas também brincadeiras, jogos, tudo que traz movimento é muito bem-vindo nessa faixa etária. Além de fortalecer a parte muscular e óssea, o movimento ajuda na secreção de vários hormônios ligados ao prazer e bem-estar, proporcionando qualidade de vida”.

 

O professor Ivan Westin destaca que a falta de movimento pode gerar danos para a saúde das crianças e adolescentes. “Com o tempo, a falta de movimento traz malefício e ele pode ser muito grave. Também não podemos esquecer da questão psicológica da criança que está envolvida somente com jogos eletrônicos e não tem uma vida social bem desenvolvida”, diz o docente. O último senso do Ministério da Saúde aponta que no Brasil 6,4 milhões de crianças, entre 3 e 12 anos, estão com sobrepeso e 3,1 milhão já estão com quadro de obesidade

 

A seguir, o professor lista alguns benefícios das atividades físicas para crianças e adolescentes:

 

  • Combate a obesidade;
  • Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora;
  • Estimula a convivência em grupos;
  • Ensina a respeitar regras;
  • Melhora o desenvolvimento cognitivo;
  • Ensina a lidar com frustrações: o ganhar e o perder;
  • Diminui os riscos de depressão e outras doenças mentais;
  • Ganho de força e melhora muscular.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 21h50 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 27°

Sex 24°C 17°C
Sáb 25°C 17°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes