Sábado, 24 de Maio de 2025
17°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades IPVA

Governo de MG pede que emissão de guias do IPVA ocorra na 2ª quinzena de janeiro

Secretaria esclareceu pontos sobre diferenças entre os valores pagos em 2021 e os apresentados para 2022

07/01/2022 às 09h27
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) emitiu um comunicado para esclarecer alguns detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022, que deverá ser realizado a partir de março. O órgão explicou que a base de dados disponível no site para consulta e emissão de guias do imposto refere-se, por enquanto, apenas a veículos registrados até 1º de janeiro de 2021. 

Mesmo para os que já estão com dados disponíveis, "a orientação da SEF/MG é para que os contribuintes aguardem o lançamento oficial do IPVA 2022, previsto para a segunda quinzena de janeiro", informou.

Quando isso ocorrer, simultaneamente, também o imposto ficará disponível para pagamento diretamente nos agentes arrecadadores "apenas com a informação do Renavam, sem a necessidade de guia" (impressa).

A secretaria também ponderou a respeito de eventuais diferenças entre os valores pagos em 2021 e os apresentados para 2022 - uma vez que o imposto foi "congelado". "É preciso o contribuinte observar questões como a incidência ou não do desconto do programa Bom Pagador; opção ou não do pagamento em cota única, com desconto; data de aquisição no caso de veículo 0 km, pois o imposto é calculado proporcionalmente ao número de dias que o veículo estará de posse do proprietário; dentre outros fatores que precisam ser apurados, em casos específicos", observou.

O governo de Minas Gerais divulgou a escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 na última terça-feira (veja os detalhes aqui).

Além do IPVA, os donos dos veículos também precisam pagar a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) até o dia 31 de março. Segundo o Detran, o valor neste ano será de R$ 135,95.

A divulgação das datas de pagamento do IPVA em Minas Gerais atrasou cerca de um mês na comparação com anos anteriores. O atraso ocorreu principalmente devido a uma disputa entre Zema e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre o valor que seria cobrado.

O governador apresentou um projeto de lei no dia 13 de dezembro, última semana antes do recesso parlamentar, propondo que o valor do imposto em 2022 fosse corrigido no máximo pela inflação de 10,67%. Foi uma tentativa de conter a disparada da tabela Fipe, base de cálculo do IPVA, que em média subiu 22,8% em no Estado desde o início de 2021.

O presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), não colocou o projeto de Zema em pauta e preferiu votar uma proposta de autoria do deputado Bruno Engler (PRTB), que congelava o IPVA, sem qualquer correção ou reajuste. O texto foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais e, posteriormente, sancionado por Zema.

A primeira parcela ou parcela única do IPVA tradicionalmente vence em janeiro, e não em março. Oficialmente, Zema disse que essa diferença é para aliviar o bolso da população no início do ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h16 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 27°

Dom 27°C 14°C
Seg 26°C 13°C
Ter 27°C 13°C
Qua 28°C 16°C
Qui 19°C 15°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio