Piloto da Polícia Civil de Minas Gerais, o sete-lagoano nascido e criado no bairro Nossa Senhora do Carmo, Luiz Cláudio Octaviano de Alvarenga Filho sempre trabalha com grande dedicação nas ações de resgate.
Duas crianças e o pai que estavam ilhados no entorno da barragem da Usina do Carioca, que ameaça romper em Pará de Minas, na região Central do Estado, foram resgatados por Luiz Cláudio, no helicóptero da Polícia Civil nesta terça-feira (11).
Desde domingo (9), o homem e as duas meninas, de 5 e 7 anos, estavam impedidos de sair de casa por causa das fortes chuvas. Mas a área onde moram, na área rural de Onça do Pitangui, foi evacuada por causa do risco iminente de ruptura da barragem.
Mas, nesta terça, a equipe aerotótica da Civil conseguiu socorrer a família. As crianças e o pai foram levados ao Aeroporto de Pará de Minas e de lá encaminhados para a delegacia do município, onde ficaram aguardando por familiares.
Desde o fim de semana, por causa dos fortes temporais que devastam o Estado, os moradores de Pará de Minas, Onça do Pitangui e Conceição do Pará vivem momentos de tensão. Isso porque a barragem da Usina do Carioca está em seu nível máximo de alerta, o que os deixa sob o temor constante de inundação.
De acordo com o prefeito, todas as famílias que vivem nas áreas alagadas ou com risco de inundação estão sendo retiradas. Nos últimos dias, 130 pessoas foram deslocadas de suas residências, sendo 30 que vivem no distrito Carioca e 100 de Onça do Pitangui e Conceição do Pará.
Ações anteriores
Conforme já publicado pelo Site Mega Cidade, o piloto Luiz Cláudio que foi o primeiro a chegar com helicóptero em Bento Rodrigues, município de Mariana, após o rompimento da barragem, também entrou em ação a partir do terceiro dia posterior ao rompimento da barragem da Vale em Córrego do Feijão, município de Brumadinho.
Segundo Luiz Cláudio, na ação de Mariana resgatou pessoas vivas e corpos na de Brumadinho, sendo que levou e buscou bombeiros e peritos nos locais de busca, tirou animais da lama, fez sobrevoo com autoridades, transportou comida, marcou pontos de GPS, enfim com atuação no trabalho logístico.
Mín. 15° Máx. 27°