Menos de 72 horas após sentir um abalo sísmico, a terra voltou a tremer em Divinópolis. Desta vez, conforme o Centro de Sismologia da Universidade Federal de São Paulo (USP), o tremor teve magnitude de 2.9 e foi registrado às 15h31 desta quinta-feira (13). O abalo é classificado como baixo e, por isso, não houve registro de ocorrências por causa da trepidação.
"O epicentro (20.13°S , 44.83°W) está bem próximo à cidade, por isso acaba sendo bem sentido na região. Lembrando que nossa estação mais próxima está a 100 km de distância (Bom Sucesso/MG), portanto a localização do epicentro tem uma incerteza de 5 à 10km", explicou o Centro de Sismologia.
De acordo com os especialistas da USP, "pequenos tremores de terra podem ocorrer em qualquer lugar do Brasil, e se devem à movimentação em falhas ou fraturas geológicas na crosta terrestre".
O primeiro tremor aconteceu na segunda-feira (10), às 20h13, e teve magnitude 3.0. Uma magnitude 3 corresponde a movimentação de poucos milímetros numa fratura de 300 metros de comprimento que pode estar a alguns km de profundidade. "A movimentação nessas fraturas se dá devido às pressões geológicas a que a crosta terrestre está submetida".
De acordo com a USP, "não há como prever a evolução da atividade sísmica, mas a chance de ocorrer novos tremores com magnitudes maiores é pequena".
Pequenos tremores em Minas são mais frequentes do que a média brasileira. O Centro Sismologia explicou que, no passado, já ocorreram tremores de magnitude de até quase 5 no Estado, principalmente na região Norte.
Conforme levantamento do Centro de Sismologia, em São Francisco, em 1931, o sismo foi de magnitude 4.9, mesma intensidade de Itacarambi, em 2007. Já em Montes Claros, em 2012, o tremor foi de 4.
"Sismos acima de 4, como esses anteriores, podem causar pequenos danos em algumas casas (trincas em paredes, queda de reboco e de telhas)", explicou o órgão da USP.

Acidente Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Avenida Padre Tarcísio Gonçalves, em Sete Lagoas
Decoração de Natal Concurso de Presépios de Prudente de Morais vai premiar trabalhos com até R$ 1,5 mil
Natal Natal encanta Sete Lagoas com chegada do Papai Noel e programação cultural em duas praças Mín. 19° Máx. 28°


