Sexta, 19 de Agosto de 2022
25°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Economia Empregos

Sete Lagoas está entre os municípios mineiros que mais criaram empresas e geraram empregos em 2021

14/01/2022 às 13h37
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:

Os resultados positivos são fruto da política da atual gestão, que prioriza ações para incentivar o empreendedorismo, eliminar a burocracia e melhorar o ambiente de negócios para quem quer investir e gerar emprego e renda no município.

Em 2021, 1.077 empresas foram constituídas via Sala Mineira do Empreendedor em Sete Lagoas, expansão de 33% em relação aos negócios abertos em 2020, quando o número foi de 810. Os resultados positivos são fruto da política da atual gestão, que prioriza ações para incentivar o empreendedorismo, eliminar a burocracia e melhorar o ambiente de negócios para quem quer investir e gerar emprego e renda no município.

Já o registro de microempreendedores individuais (MEI), dado fornecido pelo Sebrae, apresenta números semelhantes. Sete Lagoas foi o 13º município mineiro a formalizar mais empreendedores no ano passado, com 2.532 cadastros até novembro (último dado disponível), mais até do que 2020 inteiro, incluindo dezembro, quando 2.383 MEIs foram criados.

Empregos
Mais empresas, claro, precisam de mais mão de obra. Isso se refletiu também na criação de vagas formais de emprego. De janeiro a novembro de 2021, Sete Lagoas criou 5.472 vagas líquidas (diferença entre demissões e contratações) com carteira assinada, segundo dados do Caged Nacional. Para efeito de comparação, nos 11 primeiros meses do ano passado, Sete Lagoas criou 1.344 vagas líquidas com carteira assinada. Desta forma, é possível observar que, além de recompor a mão de obra perdida durante a pandemia, a cidade incrementou sua força de trabalho em mais de 400% na comparação entre os anos. 

Continua depois da publicidade

Excluindo Belo Horizonte e os municípios de Contagem, Betim e Nova Lima, grandes polos industriais que fazem divisa com a capital mineira e se beneficiam dessa proximidade, Sete Lagoas é o 6º município mineiro do interior com mais empregos gerados no acumulado do ano, atrás apenas de Uberlândia, Juiz de Fora, Ipatinga e Uberaba e à frente de municípios com população semelhante, como Montes Claros e Divinópolis. E dezembro deve ter sido ainda melhor, com as contratações temporárias em virtude do período natalino. Os dados, porém, só serão atualizados no próximo mês.

Cidade amiga do empreendedor
Sete Lagoas está ainda entre os 190 municípios mineiros que assinaram o Decreto de Liberdade Econômica, no ano passado, formalizando intenções por meio de decreto municipal com as diretrizes do programa Minas Livre Para Crescer.

O programa reduz a burocracia e os entraves para potencializar o desenvolvimento econômico, criando um ambiente propício aos negócios e impactando a vida de quem quer empreender no município.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 11h39 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 29°

Sáb 22°C 14°C
Dom 23°C 13°C
Seg 25°C 12°C
Ter 25°C 12°C
Qua 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio