Os casos de febre amarela notificados em Minas Gerais neste ano subiram para 712. Já os óbitos suspeitos foram para 110. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta segunda-feira (30), o aumento significativo dos números se deve a uma mudança realizada nos critérios usados para contabilizar as ocorrências da doença.
Conforme a SES-MG, foram incluídos casos com início dos sintomas durante todo o período de investigação. Dessa forma, a atualização não reflete o aumento no número de notificações apenas nos últimos dias. A secretaria afirma que a maioria teve início dos sintomas entre os dias 8 e 14 de janeiro de 2017.
Até o momento, 51 municípios mineiros tiveram registro de pacientes com suspeita da doença. Todos concentrados nas regiões do Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
Casos confirmados
Do total de casos notificados em 2017, 19 foram descartados e 109 confirmados. Entre os comprovados, 89% ocorreram em homens e 11% em mulheres. As mortes confirmadas continuam estabilizadas com 40 registros, mesmo número do último levantamento, divulgado nesta sexta-feira (27).
Epizootias
Ocorrências de macacos infectados pelo vírus também foram observadas no Estado. Vinte e quatro estão sobre investigação e 26 foram confirmadas. Cerca de 49 municípios registraram rumores desse tipo de infecção, mas apenas em 26 foram confirmados.
Mín. 14° Máx. 25°