Março começa nesta terça-feira (1º) com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no radar dos motoristas mineiros, que devem ficar atentos ao calendário. A escala começa no dia 21 de março e vai até 31 de maio, a depender do número da placa.
Motoristas podem pagar o imposto em taxa única, entre os dias 21 e 25 de março, conforme a placa, e garantir desconto de 3%. Caso a opção seja pelo pagamento dividido em até três vezes, as parcelas vencerão em março, abril e maio. Nesse caso, não cabe o desconto.
Congelamento
O IPVA de 2022 terá o mesmo valor do de 2021, após o governo de Minas anunciar o congelamento do imposto para reduzir os impactos do aumento de preços de carros sofridos ao longo dos últimos meses, como consequência da pandemia de covid-19. Caso o imposto em 2022 acompanhasse a tabela Fipe, o reajuste seria de 22,8%.
Confira as datas de pagamento do IPVA 2022:

Arrecadação
O IPVA é a segunda maior fonte de renda do Governo de Minas, que espera arrecadar R$ 7,1 bilhões com o imposto ao longo do ano. Os recursos são divididos da seguinte forma:
- 40% para o Tesouro Estadual
- 40% para os municípios onde os carros são emplacados
- 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)
Tradicionalmente, o IPVA começa a ser cobrado, junto a outros tributos, como o IPTU. Nesse ano, no entanto, a cobrança foi postergada para março.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 16° Máx. 29°


