A Prefeitura de Sete Lagoas se preparou desde o início da pandemia para garantir assistência a toda a população e ainda colocou em prática a maior operação de vacinação da história da cidade. Por isso, o monitoramento contínuo da situação epidemiológica foi fundamental para direcionar decisões do Comitê Local de Enfretamento da Covid que, nesta quarta-feira, 9, autorizou ações de flexibilização na cidade. As normas serão formalizadas por meio de decreto a ser publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 10.
O comitê é formado pelo prefeito Duílio de Castro e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Procuradoria Geral do Município, de hospitais particulares, da Guarda Municipal, Polícia Civil e da Polícia Militar. As normas restritivas definidas no Decreto nº 6.725 de 20 de janeiro serão revogadas.
O comitê deliberou sobre duas questões de grande interesse. Agora será permitido, a partir da próxima sexta-feira, 11, circular em locais abertos sem usar máscara. A exigência continua para locais fechados e o transporte coletivo. E, como define o protocolo do Governo de Minas, serão considerados grandes eventos os que tenham previsão de público acima de 2.000 pessoas. Nesse caso, será exigido o cumprimento de todos os protocolos da Vigilância Sanitária, como apresentação de comprovante de vacina ou apresentação de teste negativo da Covid.
Ainda quanto aos eventos, em locais fechados será permitida a ocupação de 80% da capacidade do local. Em áreas abertas, a liberação de ocupação é de 100%. As regras valem para eventos privados ou promovidos pelo poder público. “A decisão do comitê segue informações epidemiológicas. Agimos no momento em que a variante Omicron se apresentava com alto poder de contágio. Agora o cenário é totalmente favorável para essas mudanças que estão ocorrendo em todo o Brasil”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
ÍNDICES
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os índices da pandemia estão melhorando a cada semana em Sete Lagoas. Até esta quarta-feira a décima semana epidemiológica apresentou 232 novas contaminações; na nona semana foram 366; na oitava 674; na sétima 1.083; na sexta 1.941; e na quinta 2.337 casos positivos. Quanto à taxa de incidência da doença, foram: 1,5 pacientes a cada 100 mil habitantes de 27/02 a 05/03 (semana 9), 2,76 pacientes de 20 a 26/02 (semana 8), 4,43 pacientes de 13 a 19/02 (semana 7), 7,95 pacientes de 6 a 12/02 (semana 6) e 11,21 de 30/01 a 05/02 (semana 5).
A grande operação de vacinação promovida pela Prefeitura em mais de um ano é considerada um grande sucesso. Além de uma grande estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, também foi importante a realização de parcerias com instituições do município. Até a última segunda-feira, a 1ª dose foi aplicada em 204.342 pessoas. A 2ª dose em 176.314 pessoas. Até o momento foram 71.129 doses de reforço. Sendo assim, já foram imunizadas 83,8% da população com 1ª dose, 72,3% com 2ª dose e 29,1% com a dose de reforço, considerando 243.950 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021. “Nossa decisão logicamente envolve critérios técnicos e uma análise de toda a situação que enfrentamos. Hoje levamos em consideração nossa capacidade assistencial, a vacinação e o comportamento da pandemia no momento”, explica Dr. Flávio Pimenta, secretário municipal de Saúde.
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e a Secretaria Municipal de Saúde monitoram diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento das redes pública e particular será tratado como forma de garantir a segurança e a saúde da população.
VEJA O VÍDEO!

IMUNIZAÇÃO Vacinação contra chikungunya é adiada e deve começar só em junho em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Saúde abre processo seletivo para médicos especialistas em Sete Lagoas
IMUNIZAÇÃO Sete Lagoas aguarda vacinas para iniciar campanha contra chikungunya Mín. 16° Máx. 26°


