A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (11) mandados de busca e apreensão em endereços ligados a três deputados federais do PL por suspeitas de desvio de recursos de emendas parlamentares.
O PL é o novo partido do presidente Jair Bolsonaro e tem, cada vez mais, ganho a adesão de mais integrantes do governo federal e outros bolsonaristas que vão tentar eleieção ou reeleição este ano.
Um dos alvos da PF é Josimar Maranhãozinho, o deputado flagrado com maços de dinheiro vivo de emendas. Outros que sofrem busca e apreensão são Bosco Costa, de Sergipe, e Pastor Gildenemir, do Maranhão.
A suspeita é que eles usariam um esquema de desvios articulado por Maranhãozinho, envolvendo empresas de fachada e dinheiro vivo. A operação é um desdobramento da investigação batizada de Ágio Final, deflagrada em dezembro de 2020.
Os agentes estão nas residências dos parlamentares e em escritórios políticos nos estados deles.
A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. A PF havia pedido mandados para fazer buscas também nos gabinetes dos parlamentares na Câmara dos Deputados, mas o ministro indeferiu esse pedido.
Em dezembro, a PF concluiu um inquérito contra Maranhãozinho e apontou que ele cometeu crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Inquérito que tramita sob sigilo no STF apura a ligação entre o Ministério da Agricultura e a cidade governada pela irmã do deputado.
Em 24 junho, Maranhãozinho se encontrou em Brasília com o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho. Nas redes sociais, o parlamentar registrou o encontro: “celebração de convênios que beneficiarão municípios maranhenses”.
Dois meses depois, em agosto, Maranhãozinho revelou em uma “live” qual cidade do seu estado seria agraciada: Zé Doca, comandada por sua irmã, a prefeita Josinha Cunha (PL).

SETE LAGOAS Polícia Militar procura suspeito de agredir companheira na presença do filho de 11 anos em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Homem é preso por tráfico de drogas após abordagem no bairro Santa Luzia, em Sete Lagoas
CORDISBURGO Polícia Militar prende duas pessoas por suspeita de tráfico de drogas em Cordisburgo
MATOZINHOS Homem morre após ser atropelado por ônibus em Matozinhos
SETE LAGOAS Mãe é presa após duas crianças serem encontradas sozinhas em rua de Sete Lagoas
CURVELO Polícia Militar desarticula ponto de tráfico em Curvelo, prende quatro homens e apreende adolescente, armas e drogas
Além Paraíba Justiça condena escola de Além Paraíba a pagar R$ 25 mil a professor demitido após tratamento contra câncer
SETE LAGOAS Dono do Point do Baixinho é preso em Sete Lagoas suspeito de roubo contra passageiros de aplicativo
Sete Lagoas Coronel Emiliano Lages assume comando da Polícia Militar na região de Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 34°


