Quinta, 06 de Novembro de 2025
30°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Especiais Reportagem

Hoje é o Dia do Repórter, 16 de fevereiro

Data relembra primeira grande cobertura no país: a Guerra de Canudos

16/02/2017 às 10h06 Atualizada em 16/02/2017 às 10h13
Por: Redação
Compartilhe:
Da África para o interior do Pará, Brasil, família muçulmana trabalha em feira livre (Foto Caio Pacheco)
Da África para o interior do Pará, Brasil, família muçulmana trabalha em feira livre (Foto Caio Pacheco)

 

Bahia, 1897. Tropas do Exército invadem e fazem um massacre em Canudos, interior do Estado, onde Antônio Conselheiro reuniu milhares de famílias para viver com liberdade e autonomia. Ele era líder político e religioso. O que aconteceu nesta localidade foi registrado pelo escritor Euclides da Cunha e publicado no então jornal A Província de São Paulo, hoje o Estado de São Paulo. Era a reportagem que seria matéria prima para o consagrado livro “Os Sertões”. Nascia, neste momento, aquele que é considerado o primeiro repórter do Brasil, Euclides da Cunha. Com o fato, nascia o Dia do Repórter, comemorado no dia 16 de fevereiro em todo o país.

Mestre na arte da reportagem, o paulista Ricardo Kotscho define em uma frase a importância da função: "A nossa obra está sempre incompleta porque a melhor matéria é sempre a próxima".

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 34°

Sex 30°C 20°C
Sáb 31°C 19°C
Dom 28°C 19°C
Seg 27°C 19°C
Ter 26°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio