Preocupada com a alimentação de uma amiga que tem enfrentado diversas crises de ansiedade, uma empresária de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, acabou dando uma aula de empatia e não demorou muito para que o gesto encantasse a internet. No TikTok, a especialista em marketing Lyra Líbero conta que tem feito marmitas para Sabrina, amiga de longa data que, além dos “perrengues” enfrentados por estar no final da graduação, ainda teve a bicicleta roubada na última semana.
“Essa semana roubaram a bike da minha amiga e ela é sozinha no mundo, tá entregando o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), ela tem várias crises de ansiedade… e eu sei que ela não tá comendo direito, então eu decidi ajudar ela fazendo algumas marmitas”, conta Lyra, enquanto prepara os legumes.
Em conversa com a reportagem nesta quarta-feira (13), a empresária de 33 anos conta que ela e a amiga são vegetarianas, o que facilitou o preparo dos alimentos. O principal objetivo do gesto de carinho, que encantou mais de 250 mil pessoas nas redes, foi tirar uma das preocupações que estavam atormentando a amiga nesse momento conturbado.
“Eu acho que, muitas vezes, o que você precisa é um gesto. Pode ser uma coisa pequena, mas que vai fazer a diferença. A minha preocupação então foi que, pelo menos em algum aspecto da vida, ela [Sabrina] estivesse abastecida. O que ela precisa agora é ‘sentar a bunda’ na cadeira e escrever o artigo. Isso eu não posso fazer por ela, mas seu eu puder tirar uma preocupação do colo dela, já vai ser maravilhoso”, explica Lyra.
Lyra é empresária e conduz vários outros projetos, como um perfil voltado para amantes de games e outro sobre empreendedorismo feminino. Mas mesmo em meio a tantas tarefas, ela disse não ter pensado duas vezes antes de tentar ajudar a amiga, que tem se empenhado para se graduar em Direito.
“Ela [Sabrina] tá desacreditada, ela falou que às vezes as pessoas pensam que ajudar é só com dinheiro, mas a ajuda é um tempo que você investe em quem ama. Confesso que não sou a amiga mais presente, trabalho demais e não tenho tempo pra ‘dar rolê’. Mas eu sou uma amiga que tem esses gestos”, conta ela.
O vídeo foi publicado pela empresária nessa terça-feira (13) e já soma mais de 300 mil interações, entre likes, comentários e compartilhamentos. As marmitas, que devem durar para nove dias, foram entregues no início da noite de hoje para Sabrina. Para Lyra, é engraçado notar que as pessoas ficaram assustadas ao ver seu gesto de gentileza com a amiga.
“Eu acho que a gente tá muito brutalizado, sabe? Eu lembro muito da minha mãe, quando a gente era criança, fazendo almoço a mais e passando pra vizinha um prato bem generoso pelo muro. Essa vizinha era vítima de violência doméstica, tinha dois filhos e foi abandonada pelo marido. O que essa vizinha precisava? De muitas coisas. Mas a fome era o mais urgente”, relata ela.
A crise de ansiedade é um problema que tem sido cada vez mais discutido, no entanto, muitas pessoas não sabem ao certo como acalmar alguém que esteja passando pelo transtorno. Na tentativa de auxiliar, muitos acabam dizendo palavras que podem piorar o quadro mental de quem está passando por uma crise de ansiedade. Saiba como identificar e ajudar no problema (leia mais em reportagem especial ).
A definição de crise de ansiedade trata-se, conforme a psicóloga Talita Gonçalves explica ao BHAZ, de uma “resposta de luta ou fuga”. “A pessoa percebe uma ameaça, e a amígdala do cérebro é ativada, desencadeando reações no corpo que são a crise de ansiedade em si”, diz Talita.
Segundo ela, os sintomas da crise de ansiedade se dividem em duas categorias: psicológicos e físicos. A principal característica do transtorno é a intensidade dos sintomas físicos. “Sudorese, tontura, sensação de ataque cardíaco, e falta de ar, que no caso é a hiperventilação, são muitos sintomas”, explica.
Mín. 13° Máx. 26°