
O fortalecimento da Promoção da Igualdade Racial na nova fase dos Fóruns Regionais de Governo nos 17 Territórios de Desenvolvimento foi um dos principais assuntos do encontro dos secretários executivos, nesta sexta-feira, (17/2), na Cidade Administrativa. O grupo se reuniu para discutir os preparativos para a nova fase dos Fóruns Regionais, prevista para o início de abril em todos os Territórios de Desenvolvimento.
Para a Subsecretária de Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social, Cleide Hilda de Lima Souza, “a participação da população negra, comunidades quilombolas e povos tradicionais contribui para a construção de uma agenda territorial para subsidiar a implementação de políticas públicas necessárias para cada território”.
Além disso, Lima propõe a criação de uma agenda de 17 conferências territoriais, com a temática voltada para as Políticas de Promoção da Igualdade Racial. “É importante intensificar a discussão de combate ao racismo”, defende. “Sabemos dos desafios para a promoção da igualdade racial, tendo em vista a imensidão que é Minas Gerais. Por outro lado, contamos com o compromisso deste governo com a causa”, complementa.
Vale destacar que no ano passado, o governador Fernando Pimentel assinou o termo de adesão de Minas Gerais ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Criado por meio do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010, o Sinapir busca a organização e articulação de políticas e serviços em prol da superação das desigualdades raciais no Brasil.
Para o secretário executivo do Território Mata, uma conferência regional na região vai propiciar mais um ganho social à população negra da região. “O município de Ubá sedia encontros de igualdade racial, com a participação de diversos municípios. Podemos manter o mesmo formato, incluindo a participação das universidades da região”, defende Labnert Mendes Ribeiro.
O subsecretário dos Fóruns Regionais da Seedif, Fernando Tadeu David, também pediu a ajuda dos secretários executivos para viabilizar o calendário de conferências nos territórios. Ele também destacou a importância da participação da população negra, comunidades quilombolas e povos tradicionais na nova fase dos Fóruns Regionais. “Além de reafirmar o compromisso com as regiões, o governo quer conversar com todos os cidadãos, para consolidar a política pública de participação popular”, argumenta.
Agência Minas
Surpresa Surpresa emocionante: policial militar interrompe rotina e visita esposa em formação para comemorar aniversário da filha em Sete Lagoas
Casamento Casamento no Hospital Municipal: uma história de amor e fé sela união após 40 anos de convivência
Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas Mín. 21° Máx. 34°


