A partir de outubro, policiais militares em Minas Gerais devem começar a utilizar câmeras e tasers na farda. A previsão foi discutida na quinta-feira (5), durante uma reunião entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar (PMMG).
De acordo com o MPMG, o projeto-piloto prevê que os itens tragam maior segurança para o trabalho policial e também mais transparência em suas ações.
A compra desses materiais será realizada com recursos do acordo Judicial de Brumadinho. O valor de R$ 4,2 milhões será investido na aquisição e treinamento dos militares.
“O uso das câmeras, em conjunto com os outros equipamentos, irá produzir maior segurança para o trabalho policial e trazer maior transparência para a ação. E o projeto-piloto nos dará condições de avaliar o funcionamento e de desenhar o melhor uso desses equipamentos”, afirmou o chefe do Estado-Maior, coronel Eduardo Felisberto Alves.
Conforme o promotor de Justiça Francisco Angelo Silva Assis, o uso da tecnologia traz ganhos para o policial e sociedade. "Teremos uma polícia cada vez mais tecnológica, com normativas próprias e treinamentos apropriados, cumprindo com sua finalidade de proteger os seres humanos", afirmou.
As cidades que serão escolhidas para receber o projeto ainda não foram escolhidas. A espectativa é que, com o uso da primeira leva dos materiais e o resultado sendo satisfatório, todo o contingente policial do Estado seja preparado para utilizar as câmeras e tasers na farda.
Modelo
São Paulo passou a utilizar câmeras nas fardas de policiais militares de 18 batalhões desde de junho do ano passado. Conforme o gorverno paulista, até setembro, o número de mortes decorrentes da atividade policial caiu 46% em todo o Estado, na comparação com o mesmo período de 2020.

Tragédia Acidente deixa quatro mortos na BR-040, no interior de Minas; criança de 4 anos está entre as vítimas
Tráfico de drogas Polícia prende suspeito por tráfico de drogas em Sete Lagoas
Sete Lagoas Após tentativa de furto em shopping, mulher passa mal ao ser presa e é socorrida pelo Samu Mín. 20° Máx. 36°

