Domingo, 26 de Junho de 2022
16°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Economia Dói no bolso

Cemig vai reajustar tarifas de energia a partir desta quarta

Aneel autoriza aumentos em baixa e alta tensões; no consumo residencial, o reajuste aprovado é de 5,22%

21/06/2022 às 13h51
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
As tarifas da Cemig seriam reajustadas a partir do dia 28 de maio — Foto: Uarlen Valério
As tarifas da Cemig seriam reajustadas a partir do dia 28 de maio — Foto: Uarlen Valério

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Cemig a reajustar suas tarifas de energia. Conforme o órgão, o aumento para consumidores residenciais será de 5,22%. No reajuste para clientes de alta tensão, como indústria e grandes comércios, o percentual aprovado foi de 14,31%.

Já para sistemas de baixa tensão, como iluminação pública e sistemas agropecuários, lojas e edifícios comerciais, o índice ficou em 6,23%. O efeito médio para consumidores em geral será de 8,80%, informou a Aneel.

A agência estima que 8,8 milhões de mineiros, que são atendidos pela Cemig, serão impactados com os novos valores. O reajuste entra em vigor a partir desta quarta-feira (22 de junho). Em nota, a Cemig afirmou que o aumento no preço da conta de luz vai ocorrer após dois anos sem reajustes. 

Ainda conforme a companhia, apenas 23,1% do valor cobrado na tarifa é repassado à empresa. O montante referente aos 76,9% são distribuídos em tributos pagos aos governos estadual e federal, compra de energia, encargos para linhas de transmissão e receitas irrecuperáveis.

Continua depois da publicidade

"Os impostos arrecadados na tarifa de energia, como taxa de iluminação pública, ICMS, PIS e Cofins são repassados integralmente para as prefeituras, Governo Estadual e Governo Federal", argumenta a Cemig. 

Energisa 

A Aneel também aprovou, nesta terça-feira, o reajuste da Energisa - companhia de distribuição de energia elétrica que atua em 66 municípios do interior de Minas. O índice para clientes de alta tensão foi de 21,51%, contra um percentual de 15,19% para sistemas de baixa tensão.  

No consumo residencial, as contas de luz terão os valores incrementados em 13,40%. Neste caso, o efeito médio sentido pelos consumidores será de 16,57%. Conforme a Aneel, a empresa tem 476 mil unidades consumidoras no Estado e os novos valores também passam a vigorar nesta quarta-feira. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 08h23 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

Seg 25°C 11°C
Ter 26°C 10°C
Qua 27°C 11°C
Qui 28°C 13°C
Sex 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio