Quinta, 28 de Março de 2024
22°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Saúde Imunização

Mais adiantado que BH, Sete Lagoas aplica 4ª dose em pessoas a partir de 50 anos desde terça

Profissionais da Saúde de qualquer idade também já podem tomar a 4ª dose em uma das 19 salas de vacinação do Município

23/06/2022 às 15h06
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Mais adiantado que BH, Sete Lagoas aplica 4ª dose em pessoas a partir de 50 anos desde terça

Vacinação contra a Covid

Todas as vacinas contra a Covid seguem disponíveis para pessoas a partir de 12 anos, tanto 1ª dose, 2ª dose, 3ª dose (1ª dose de reforço) e 4ª dose (2ª dose de reforço para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde) em todas as salas de vacinação do Município, de 08h às 16h, exceto as UBS Cidade de Deus, Belo Vale e Luxemburgo, que vão até 18h30, sem agendamento prévio.

Sete Lagoas está com a vacinação mais avançada em relação à capital. Enquanto Belo Horizonte programou a vacinação da 4ª dose em pessoas a partir de 50 anos somente a partir desta sexta-feira, 24, Sete Lagoas já aplica a dose nesse público desde a última terça-feira, 21. O setor de imunização da Prefeitura lembra, no entanto, que não é necessário gerar filas nas unidades de saúde. "Se ao chegar em uma unidade a pessoa encontrar uma fila muito grande, pode tentar no dia seguinte, em outro horário, ou até mesmo ligando antes para o ESF mais próximo para confirmar. A partir de agora as vacinas ficam sempre disponíveis", reforça o responsável técnico de Imunização do Município, Guilherme Menezes.

Embora o Ministério da Saúde já tenha liberado a 4ª dose para pessoas a partir de 40 anos, o Município aguarda o envio dessas doses para anunciar um novo cronograma. Menezes esclarece ainda que a 3ª dose para quem tomou as duas doses anteriores da Janssen (2ª dose de reforço) corresponde à 4ª dose para as demais vacinas, ou seja, deve ser aplicada em pessoas a partir de 50 anos ou profissionais de saúde de qualquer idade que já passaram de quatro meses da última dose. "Dessa vez, a dose pode ser com Pfizer, Astrazeneca ou Janssen", explica.

Testes de Covid

Todas as unidades de saúde do Município estão aptas a realizar o teste para a detecção de Covid. Ao ter sintomas gripais, o cidadão deve procurar uma das unidades de saúde e, após triagem, a critério do médico, poderá ou não ser solicitado o teste. O uso de máscara segue obrigatório em todas as unidades de saúde do município, públicas e privadas (hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios, etc).

Gripe e Sarampo

Terminam nesta sexta-feira, 24, as campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo para grupos prioritários. As doses estão disponíveis de 08h às 16h30 nas 19 salas de vacinação do município. Os grupos prioritários da vacina da gripe são idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; funcionários e população do sistema prisional.

Documentos: identidade com foto (idosos), certidão de nascimento (crianças), comprovante da comorbidade ou deficiência, comprovante de vínculo empregatício na área (categorias profissionais) e comprovante de condição de grávida ou puérpera até 45 dias.

Já contra o Sarampo os públicos são crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da área da saúde, de 8h às 16h30, nos Centros de Saúde Santa Luzia, Santo Antônio, Várzea, São João, Orozimbo Macedo, Manoa, Montreal e Progresso; nas UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale e nos ESF CDI 1, Catarina, Esperança, Eldorado, Alvorada, Fazenda Velha e Barreiro.

Documentos: Cartão Vacinal, CPF ou Cartão SUS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes