Domingo, 26 de Junho de 2022
16°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Cidades Presídio

TJMG inaugura espaço de humanização de pena em presídio de Alfenas

Iniciativa é fruto de parceria com o Poder Executivo, que destinou recursos para a construção

23/06/2022 às 16h46
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom do TJMG
Compartilhe:
O juiz Evaldo Gavazza, que atualmente exerce o cargo de desembargador convocado, ressaltou a importância da iniciativa para os sentenciados (Crédito: Divulgação TJMG)
O juiz Evaldo Gavazza, que atualmente exerce o cargo de desembargador convocado, ressaltou a importância da iniciativa para os sentenciados (Crédito: Divulgação TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais e o Conselho Nacional de Justiça se uniram para a criação do Espaço de Oportunidades em uma unidade prisional de Alfenas, Sul do Estado. No local, serão desenvolvidas ações de cidadania por meio da educação e da qualificação profissional.

 

O Espaço de Oportunidades, inaugurado em 21/6, tem capacidade para assistir cerca de 500 pessoas, podendo chegar até mil sentenciados. Conta com salas de aula, oficinas, cozinha, biblioteca, sala de informática e salão de reuniões. O local tem aproximadamente 600 metros quadrados de construção.
 

A proposta de humanização do cumprimento da pena em Alfenas é uma iniciativa do TJMG abraçada pelo Poder Executivo, que financiou a obra. O espaço foi edificado exclusivamente com a mão de obra dos custodiados.
 

Continua depois da publicidade

Estiveram presentes à inauguração integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMG, entre eles o coordenador e juiz convocado para exercer o cargo de desembargador Evaldo Elias Penna Gavazza.
 

Durante a solenidade, o juiz Evaldo Gavazza afirmou que a obra também foi resultado do esforço de muitos atores da comunidade alfenense. “São mulheres e homens de boa vontade que se preocupam com o semelhante e apostam na potencialidade do ser humano, pessoas engajadas que olham para o futuro e buscam o desenvolvimento social e de cada cidadão”, afirmou.
 

Participaram também do evento a juíza Aila Figueiredo, idealizadora do projeto; as magistradas Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy e Solange de Borga Reimberg, que atuam nas comarcas de Igarapé e Patos de Minas, respectivamente; e, representando o Conselho Nacional de Justiça, Alessandra Amâncio (DMF/CNJ), Felipe Athayde e Lucas Miranda, do Programa Fazendo Justiça (PNUD/CNJ).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 08h43 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

Seg 25°C 11°C
Ter 26°C 10°C
Qua 27°C 11°C
Qui 28°C 13°C
Sex 24°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio