Quinta, 28 de Março de 2024
22°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Economia Energia elétrica

Geladeiras passam a trazer nova etiqueta de consumo de energia

01/07/2022 às 16h18
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:
Geladeiras exibem nova etiqueta de eficiência energética (Reprodução/ Agéncia Brasil)
Geladeiras exibem nova etiqueta de eficiência energética (Reprodução/ Agéncia Brasil)

A partir desta sexta-feira (1º), todos os refrigeradores comercializados no Brasil devem já sair para venda com a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga.

O novo indicador tem subclasses, que indicam diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes.Um QR Code vai permitir que o consumidor confira o status do registro do refrigerador entre as opções ativo, inativo, suspenso ou cancelado.

Segundo o chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos do instituto, Hércules Souza, o registro “tem que estar sempre ativo. Significa dizer que aquele refrigerador atende os requisitos estabelecidos no regulamento e tem liberação aprovada pelo Inmetro para ser comercializado no mercado nacional”.

O QR Code também dá acesso a uma espécie de calculadora de gastos, que dá a ideia do consumo e do valor que terá na a conta de energia pelo uso de um refrigerador mais econômico, em comparação a um aparelho menos eficiente.

A nova etiqueta para geladeiras introduz as subclasses A+++, A++ e A+ para classificar os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”. Com isso, o Inmetro pretende destacar para o consumidor qual o produto que realmente gasta menos energia e incentivar que a indústria adote novas tecnologias em seus produtos, para que se tornem mais eficientes.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para refrigeradores foi atualizado em 2021, com a adoção das três subclasses. Foram determinadas mais duas reclassificações, uma em 2025 e outra em 2030, em que o rigor para a classificação da eficiência energética aumenta gradativamente.

Com Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes