
Segundo informações do Royal Museums Greenwich (Reino Unido), durante o próximo sábado (30), acontecerá o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, que ocorre anualmente entre os dias 12 de julho e 23 de agosto. O ponto mais alto da chuva deve começar por volta das 3h30 da manhã de sexta (29) para sábado (30), mas os meteoros podem começar a aparecer a partir das 2h.
A observação poderá ser realizada a olho nu, contudo, é importante verificar a previsão do tempo para garantir uma boa visualização — inclusive, a observação é melhor em locais com poucas luzes, como em cidades pequenas e regiões mais distantes.
Os meteoros Delta Aquáridas são restos rochosos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. A observação possibilitará visualizar entre 10 e 25 meteoros por hora e, por conta da fase nova da Lua, o céu estará mais escuro e permitirá uma melhor visualização noturna.
Delta Aquáridas do Sul
O nome Delta Aquáridas foi escolhido porque o ponto de origem da chuva de meteoros parece estar na constelação de Aquário, próximo a uma das estrelas mais brilhantes, Delta Aquarii. Para a sorte dos brasileiros, a visualização geralmente é melhor no Hemisfério Sul por conta da altitude da chuva de meteoros durante o pico.
Há algum tempo, os cientistas pensavam que a chuva de meteoros tinha se originado na separação dos cometas Marsden e Kracht. Contudo, agora, os pesquisadores acreditam que o Cometa 96P/Machholz seja o responsável pela chuva de detritos.
Então, se você deseja visualizar a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, deite-se em um lugar confortável próximo à natureza e longe da cidade, desligue todas as luzes ao seu redor e olhe para cima.
A lista dos eventos astronômicos mais importantes do mês de julho pode ser vista aqui.

Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix Mín. 18° Máx. 25°

