O crescimento da Febre Amarela silvestre e o alcance da doença em outras regiões que antes não apareciam no mapa epidemiológico ganhou um novo e preocupante capítulo neste domingo. A morte de um macaco em Juatuba, localizada a pouco mais de 100 Km de Sete Lagoas, ocorreu em virtude da Febre Amarela.
Informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais revelam que 88 municípios há casos suspeitos de febre amarela silvestre. Deste total, em 46 deles há casos já confirmados.
A morte do mico-estrela foi oficialmente confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Juatuba. O número de doses da vacina contra a doença foi aumentado para imunizar o maior número de habitantes do município.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, dos 1063 casos notificados até o momento, 181 casos evoluíram para óbito, dos quais 99 foram confirmados para febre amarela. Entre os óbitos confirmados 87,8% foram do sexo masculino, com média de idade de 45 anos.
Além de Juatuba, há casos de epizootias confirmadas em Belo Horizonte, Betim e Contagem. Em Esmeraldas e em um sítio em Sete Lagoas foram encontrados dois primatas mortos. Os animais foram encaminhados para exames laboratoriais no Centro de Zoonoses de Belo Horizonte. Os resultados ainda não foram divulgados.
Da Redação com a Secretaria de Estado de Saúde e O Tempo
Mín. 12° Máx. 24°