Sexta, 19 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Economia Queijo

Confira dicas para acertar na compra de queijos

Com curso inédito de formação de queijistas, a ComerQueijo mostra aos consumidores como investir bem na iguaria

20/09/2022 às 15h23
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com ComerQueijo
Compartilhe:
Frederico Antonio Teixeira, da rede Oxe!É de Minas (BA). Foto: Caio Herlon
Frederico Antonio Teixeira, da rede Oxe!É de Minas (BA). Foto: Caio Herlon

Com incontáveis variações de tipos, formatos, cores, aromas e sabores, os queijos estão presentes na mesa do brasileiro do café da manhã ao jantar, passando pelas festas e recepções caseiras e profissionais. Porém, nem sempre o nosso orçamento acompanha nosso paladar cada vez mais exigente e a busca por iguarias diferentes, certo? Por isso, é preciso contar com a ajuda dos profissionais da área, os queijistas, para acertar na compra e ter a maior satisfação possível por cada centavo investido.

Quem nunca passou pela frustração de comprar um queijo diferente, com embalagem bonita e cheio de ingredientes exóticos, mas, ao degustar, sentir que não valeu a pena? É certo que, com a ajuda de um queijista, você não passaria por essa situação. Isso porque os queijistas são como os baristas para o café e os sommeliers para vinhos e cervejas.
 

Segundo o presidente da ComerQueijo (Associação de Queijistas do Brasil), Falco Bonfadini, tem sido um desafio manter a iguaria na mesa do brasileiro em tempos de alta de preços de laticínios. “Por isso, investimos na capacitação de profissionais preparados para receber os queijos produzidos, cuidar deles com o mesmo carinho que o produtor e saber transmitir toda a riqueza cultural que vem com eles", explica.

 

Confira abaixo dicas da ComerQueijo para acertar na compra:

  • Procure casas especializadas que tenham um queijista presente;
  • Avalie a ocasião em que vai consumir o queijo. Para lanches e cafés, costuma-se adquirir queijos mais frescos e leves, como frescais ou boursins (aqueles pastosos ou semi cremosos, condimentados com ervas finas). Ou ainda os de sabores menos acentuados, como meia cura e de massa filada. Para brunchs e entradas, pode-se optar por queijos mais curados, como parmesão ou Alagoa, ou mesmo os com sabores mais pungentes, como gorgonzola ou de cabra;
  • Identifique seus tipos de leites preferidos: de vaca, búfala, cabra ou ovelha? Mas é importante não se fechar e tentar sempre provar outras opções;
  • Compre queijos em quantidade que será consumida rapidamente, evitando que fique muito tempo já cortado ou estocado em casa;
  • Procure por queijos de produtores com procedência confiável, com certificações de qualidade e todos os registros sanitários especificados na embalagem.
     

Formação de queijistas
Neste final de semana (24 e 25), a ComerQueijo promove o primeiro Curso de Formação de Queijistas do país. Ele acontecerá dentro do Festival do Queijo Artesanal de Minas, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte e é voltado para profissionais, amadores e, claro, para os entusiastas dos sabores, aromas e da cultura do queijo!

 

Saiba mais sobre os especialistas queijistas na página da ComerQueijo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h10 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes