Sexta, 19 de Abril de 2024
19°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Saúde Dengue

Início do período chuvoso exige atenção para evitar aumento dos casos de dengue

As equipes do Controle da Dengue realizam constantemente mutirões de limpeza em diversas regiões, com manejo ambiental e retirada de inservíveis

06/10/2022 às 13h54
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Início do período chuvoso exige atenção para evitar aumento dos casos de dengue

Com o início do período chuvoso, é comum que haja um aumento dos casos de dengue, uma vez que o mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada. Com isso, a Coordenação do Controle da Dengue de Sete Lagoas fortalece seu cronograma de ações que, inclusive, envolve vários setores da Prefeitura como Obras, Codesel, SAAE, Epidemiologia e Meio Ambiente. A cooperação da população continua sendo fundamental para o sucesso de todo esse trabalho.

As equipes do Controle da Dengue realizam constantemente mutirões de limpeza em diversas regiões, com manejo ambiental e retirada de inservíveis. Além disso, os agentes visitam domicílios, estabelecimentos comerciais e empresas passando orientações e fazendo levantamento sobre a situação de cada região da cidade. “As pancadas de chuva estão ocorrendo e, com isso, é preciso que todos deem uma volta no quintal na busca de possíveis locais ou recipientes que possam acumular água. A situação é ideal para a proliferação do mosquito quando as chuvas ocorrem à noite e durante o dia o tempo é bom, exatamente o que está ocorrendo”, alerta o gerente do Controle da Dengue no município, Adriano Marcos.

Já na segunda quinzena deste mês, a Prefeitura realizará o levantamento geral da cidade. Esta ação é programada pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo direcionar ações de combate a doenças como dengue, chikungunya e o zika vírus. A última amostragem, realizada em abril, indicou a infestação do mosquito em 1,9% dos domicílios, sendo que o preconizado pelo Governo Federal é menos de 1%. “Essa classificação já coloca Sete Lagoas em situação de médio risco para uma epidemia. Então todo cuidado é necessário para evitar o pior”, ressalta Adriano Marcos.

DENÚNCIAS

Continua o atendimento às denúncias por meio do Disque Dengue (160), pelo telefone 155 da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das notificações de situações de risco encaminhadas pelos supervisores.

DICAS CONTRA A DENGUE

• Mantenha os tambores sempre tampados, é um dos criadouros que mais encontra foco do mosquito em nosso município;
• Retire os pratinhos dos vasos de plantas ou coloque areia neles e não deixe que água se acumule nas folhas das plantas;
• Lave as vasilhas de água dos seus animais domésticos semanalmente com água, bucha e sabão.
• Verifique se há algum ralo entupido ou caixa de passagem na casa e mantenha todos fechados quando estiverem fora de uso.
• Retire folhas e outros tipos de sujeira que impeçam o fluxo da água nas calhas;
• Mantenha a caixa d’água sempre limpa e tampada;
• Guarde as garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, galões, tonéis e latas devem ser mantidos vedados.
• Pneus devem ser guardados em locais cobertos, onde não fiquem expostos a chuva;
• Limpe sempre as bandejas de geladeira, umidificador e do ar-condicionado, retirando a água acumulada;
• Se você tem piscina em casa, limpe-a semanalmente e aplique cloro.
• Evite acumular lixo e entulho no quintal. Na hora do descarte feche bem os sacos e mantenha a lixeira tampada;
• Puxe com rodo qualquer poça d’água acumulada sobre lajes sem telhado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes