Cuidar da Saúde do ser humano proporcionando mais Qualidade de Vida. Foi inspirado nesse propósito que o curso de Nutrição do UNIFEMM desenvolveu a Clínica Escola de Nutrição do UNIFEMM – CENUTRI, que visa favorecer a promoção da saúde da população interna e externa, por meio do atendimento nutricional completo para pessoas que buscam hábitos alimentares saudáveis e tratamento de doenças. Além disso, a clínica também promove a realização de estágios, práticas assistidas e a pesquisa aos alunos, aproximando-os da realidade de atendimento, dando a eles a chance de treinamento com a supervisão e acompanhamento de um nutricionista experiente.
Essa iniciativa foi elaborada a partir da identificação de uma grande demanda pelo atendimento com nutricionista nas unidades de saúde do município, pelos alunos do curso, que são inseridos nos campos de prática desde o 1º período. “O atendimento gratuito a esses pacientes encaminhado pelas unidades básicas de saúde poderia reduzir a fila de espera bem como oportunizar ao nosso aluno uma experiência prática única de atendimento nutricional à população”, explica Patrícia Costa, coordenadora do curso de Nutrição do UNIFEMM.
Assim, no ano passado, iniciou-se o atendimento restrito aos pacientes encaminhados pela ESF – Estratégia de Saúde da Família, do bairro Santa Rosa, bem próximo a instituição. Com a ampliação da Clínica Escola de Nutrição do UNIFEMM - CENUTRI nesse semestre, que agora é campo de estágio, conseguimos ampliar a capacidade de atendimento para todas as unidades básicas de saúde do município, além dos funcionários da instituição participantes do Projeto Corpo Vivência, completa Patrícia.
O atendimento é oferecido a todos os pacientes encaminhados do SUS e funcionários do UNIFEMM participantes do Corpo Vivência e é realizado pelos alunos do curso de nutrição aptos para iniciar atendimentos nutricionais. Nesse semestre estão envolvidos cerca de 3 alunos do 7° período. Bárbára Costa, aluna de Nutrição, destaca a importância da integração da teoria e prática para sua formação. Para Renata Almeida, aluna do curso de Nutrição do 7º período, "a prática aliada à teoria é a única maneira de certificar se estamos prontos para o desenvolvimento das atividades do Nutricionista ainda na graduação. Eu tinha muito medo de sair para o mercado de trabalho e não saber como atuar. Mas com as práticas, podemos corrigir erros no momento certo com ajuda dos melhores profissionais e dessa forma, potencializamos nossos resultados".
Para participar, é só fazer o agendamento em alguma unidade de saúde apresentando o encaminhamento do SUS carimbado e assinado pelo profissional de saúde que solicitou a consulta. Já os participantes do projeto corpo vivência devem enviar e-mail para [email protected]
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Unifemm
Mín. 12° Máx. 24°