
Apesar do aumento de casos de Covid-19, o governo de Minas descarta voltar a recomendar aos municípios a obrigação do uso de máscaras. Desde maio deste ano, o Estado não possui estipula mais essa orientação às cidades mineiras. Especialistas defendem o uso do acessório para evitar a contaminação pelo vírus.
Em nota enviada nesta terça-feira (15) à reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) afirmou que o número de novos casos é “relativamente baixo se comparado aos momentos mais críticos da pandemia”. A pasta também garante não haver sobrecarga no serviço de saúde, com base em internações diárias.
A Saúde reforça que o uso da máscara é facultativo e segue indicado para “pessoas que apresentem sintomas gripais e os grupos mais vulneráveis, como idosos e portadores de comorbidades, especialmente em locais de aglomeração”.
Vale lembrar que municípios têm autonomia, garantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para adotarem medidas próprias de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Com isso, a ausência de uma recomendação do Estado não impede que cidades determinem a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Nesta semana, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, emitiu uma nota técnica em que voltou a recomendar o uso da máscara no Brasil. O alerta vale principalmente para quem teve contato com pessoas sintomáticas, a população com fatores de risco e os profissionais que trabalham em locais fechados e com pouca ventilação.

Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4)
Saúde pública Vacina contra covid da UFMG entra na fase final de estudos
Saúde pública Pessoas com diabetes vão ter acesso a sensores gratuitos fornecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte
Saúde pública Prefeitura de Sete Lagoas anuncia inauguração da nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas Mín. 20° Máx. 30°
