Quarta, 24 de Abril de 2024
27°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Economia Veículo

Ano novo, carro novo: especialista indica como ter um seminovo na garagem

Apesar do usado ser uma ótima opção para quem quer comprar um automóvel em boas condições, mas que não pode arcar com os custos de um zero, ainda é uma aquisição que gera incertezas

19/12/2022 às 16h54
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Markable Comunicação
Compartilhe:
Ano novo, carro novo: especialista indica como ter um seminovo na garagem

A redução nos preços dos carros usados vêm sendo uma tendência no mercado automobilístico nos últimos meses. Inclusive, o índice da Tabela Fipe registrou no segundo semestre do ano uma queda de 7,5% no setor. Esse contexto é explicado pela retomada das produções dos automóveis zero, fazendo com que a demanda pelo seminovo diminua, embora o estoque ainda permaneça em grande quantidade. Desta maneira, especialistas afirmam que a fase é muito boa para começar 2023 com este tipo de veículo na garagem.

Segundo informações divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a cada carro vendido no país entre janeiro e outubro deste ano, cinco foram seminovos. Até novembro, uma média de 8 milhões de unidades haviam sido negociadas. “A aquisição de um usado é uma ótima alternativa para quem deseja ter um automóvel em boas condições, mas que não está disposto a realizar o investimento que um zero exige. No entanto, é uma decisão cercada de incertezas, que coloca em dúvida se a quilometragem é verdadeira ou se a documentação está realmente em dia”, diz Daniel Abbud, CEO e sócio-fundador da Dryve, fintech com foco no financiamento digital de automóveis. 

Para auxiliar nos questionamentos que podem surgir nesse momento, o executivo listou as principais dicas para adquirir um seminovo sem dores de cabeça. Confira abaixo:  

  • Pesquise!  

Na compra de um seminovo, é essencial se informar sobre o histórico do veículo em que se tem interesse. “Confira se houve revisões, troca de peças, batidas, acidentes e acionamento do seguro, que são imprescindíveis para entender as condições de funcionamento do carro a ser adquirido e prever problemas futuros”, pontua Abbud.  

  • Se atente a detalhes  

Após pesquisar o histórico do veículo de interesse, um caminho fundamental para evitar golpes é se atentar a detalhes. “Os dados do RENAVAM ou placa não podem ser alterados e, portanto, o interessado pode encontrar todas as informações do veículo. Para isso, existem serviços de consulta de histórico veicular que com a placa do automóvel é possível checar questões como passagens por leilão, recalls, débitos veiculares e afins. Outro ponto importante é consultar a Tabela FIPE, que é a responsável por reunir os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no mercado nacional, o que pode ajudar a definir um parâmetro para as negociações. Ou seja, se o veículo estiver à venda por um valor muito abaixo do padrão, é motivo para se desconfiar da venda”, recomenda o CEO.  

  • Busque a melhor alternativa de financiamento 

Por conta do alto valor de investimento de um carro, o financiamento costuma ser a alternativa mais procurada pelos brasileiros na compra desse bem. Neste caso, existem plataformas on-line que desburocratizam a análise de crédito e ampliam as chances de aprovação. “O chamado financiamento digital já é uma realidade, que permite com que o consumidor tenha acesso a uma experiência multibanco na qual o cliente pode contar com mais de dez parcerias financeiras, o que aumenta em até três vezes as possibilidades de aprovação do financiamento”, revela o executivo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h52 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes