Terça, 31 de Janeiro de 2023
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Fim de ano

Como desintoxicar o organismo após excessos em confraternizações

26/12/2022 às 10h25
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Festas, encontros, confraternizações com família, amigos e colegas de trabalho, regados a momentos de descontração e felicidade. E neste clima, comida e bebida costumam ser consumidas com fartura e, em alguns casos, em excesso. A moderação é a melhor aliada para aproveitarmos as festividades sem pagar um preço alto depois.

Nas festas, geralmente, é servida uma grande variedade de pratos ricos em açúcares e gorduras e a vontade de provar de tudo pode nos levar a comer mais do que deveríamos. Quando isso acontece, o sistema digestivo fica sobrecarregado e as dores abdominais, má digestão, azia e outros desconfortos podem ocorrer, atrapalhando não só a celebração como o funcionamento correto do corpo.

Mas como evitar que a ressaca e o mal-estar digestivo façam companhia na lembrança do dia seguinte? O Coordenador da Equipe de Clínica Médica 5 da Rede Mater Dei de Saúde, Breno Figueiredo Gomes, explica que não há outra recomendação além da mais elementar possível nesses casos: não exagerar. “Nesta época do ano é complicado mesmo, e os excessos acontecem. Mas precisamos ter consciência que essas são exceções e não regras”, diz.

No entanto, se ainda assim não for possível resistir, medidas reparadoras podem contribuir para restabelecer o corpo à rotina. Para tanto, o médico orienta que o primeiro passo é trocar o exagero de comidas e bebidas por pratos mais leves e de fácil digestão. Também não é recomendável forçar a alimentação nesse período. Além disso, é fundamental manter o organismo hidratado, com água em abundância durante todo o dia. Outra dica é descansar por meio de um sono de qualidade, de pelo menos oito horas. No mais, o próprio corpo se encarregará de se recuperar, com esses insumos de qualidade.

Para quem acredita que vale uma dieta detox frequentemente, de modo a limpar o corpo e voltar a cometer excessos, o médico alerta que, na verdade, o recomendado é evitar se intoxicar. “Não existem dietas e nem medicamentos milagrosos, mas apenas sintomáticos. A presença de substâncias tóxicas, continuamente ou no longo prazo, podem prejudicar sua saúde, seus relacionamentos e o seu trabalho”, orienta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 20h47 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 27°

Qua 27°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Sex 27°C 18°C
Sáb 26°C 19°C
Dom 26°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio