
O Grupo Gay da Bahia (GGB), associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil, concedeu ao Ministério do Turismo o prêmio Oscar Gay 2017, pela cartilha Dicas para atender bem turistas LGBT, produzida pela pasta.
Na lista de 27 premiados com o troféu Triângulo Rosa – referência ao símbolo que marcava os homossexuais durante o regime nazista – estão empresas, governos, juízes e personalidades como a lutadora de MMA Amanda Nunes, que recentemente declarou ser homossexual. A premiação já tem 26 anos de tradição.
O MTur também foi premiado com o Prêmio Direitos Humanos LGBT, que será entregue pela entidade ao Órgão durante a Semana da Diversidade, em setembro.
“A cartilha foi premiada por ser uma iniciativa inédita, que demonstra a sensibilidade do Ministério do Turismo ao tema”, elogia o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.
Lançada em novembro de 2016, a publicação tem o intuito de melhorar o atendimento a turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor.
O material, disponível nos formatos impresso e on-line, traz informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.
“Nosso intuito é entender as necessidades de cada perfil de viajante para oferecer o melhor atendimento possível para transformar a experiência do turista no País ainda mais positiva. Estamos muito felizes com esse reconhecimento”, comemora Teté Bezerra, secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.
Orientações
No capítulo "Dicas para atender bem", os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual.
A publicação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo e do Grupo Gay da Bahia

Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


