
O Itaú enviou um comunicado por e-mail aos correntistas, nesta quinta-feira (12), alertando sobre uma nova modalidade de crime na praça: o "golpe do brinde".
O primeiro passo dos criminosos é entrar em contato com a vítima por telefone ou WhatsApp para informar que ela vai receber um presente, como flores, cosméticos, entre outros produtos. Em seguida, informam que não podem deixar o brinde na portaria e precisam que a pessoa receba pessoalmente e agendam um horário para a entrega.
Segundo o banco, os fraudadores vão até a casa do cliente e se apresentam como entregadores. Para supostamente “confirmar” a entrega e o recebimento do produto, o criminoso pede para tirar uma foto da vítima com o telefone celular dele e solicita o número do CPF da pessoa.
Com os dados e a foto da vítima, os criminosos conseguem usar a biometria facial dela para pedir empréstimos e solicitar outros serviços bancários. Para evitar cair no golpe do brinde, o Itaú orienta os clientes a nunca tirar uma foto selfie por solicitação dos entregadores, sob este argumento de que a entrega do produto foi feita.
Outro alerta do Itaú é que os falsos entregadores podem colocar uma fita isolante no celular que tira a selfie, com o objetivo do cliente não perceber a mensagem de contratação de financiamentos na tela da biometria. Geralmente, os golpistas já estão com o aplicativo do banco aberto no telefone deles, nessa hora da foto.
Violência doméstica Homem é preso após agredir companheira e ferir enteada com facão em Prudente de Morais
Furto Homem é preso após furtar R$ 1 mil de veículo estacionado em frente a unidade de saúde em Fortuna de Minas
Violência Doméstica Jovem é preso após agredir namorada e fugir da polícia em Sete Lagoas
Desentendimento Confusão em supermercado termina em agressões e cinco pessoas são detidas em Sete Lagoas
Urgente URGENTE: morre o passageiro que estava internado no Hospital Municipal de Sete Lagoas após acidente na Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas
Acidente Tio fica em estado gravíssimo após sobrinho capotar caminhonete na estrada de acesso à Serra de Santa Helena em Sete Lagoas; motorista estava embriagado
Atualização Atualização: motim em centro socioeducativo de Sete Lagoas deixa danos e agentes ameaçados
Atentado Violência: sete pessoas se envolvem em briga e um homem é baleado sete vezes durante discussão em Sete Lagoas
Fuga “Dom”, chefe do estelionato em Sete Lagoas, forjou a própria morte para dificultar sua captura Mín. 21° Máx. 32°

