Até o momento, os dois corpos de macacos encontrados mortos em Sete Lagoas – um na zona rural, em um sítio e o outro nas proximidades da Serra de Santa Helena – não têm a confirmação se a causa foi o vírus da Febre Amarela. Os resultados dos exames ainda não estão concluídos, informa a Secretaria Municipal de Saúde.
Sete Lagoas também não tem nenhum caso de pessoa morta em virtude da Febre Amarela. Segundo a Secretaria de Saúde, o surto que atinge várias regiões de Minas Gerais não é, oficialmente, registrado no município. Ainda assim, a Secretaria de Estado de Saúde envia centenas de milhares de doses da vacina para evitar a doença, mesmo que a prioridade seja atender as cidades e as unidades regionais de saúde onde o surto é comprovado, de fato.
Outras doenças – Até agora, Sete Lagoas tem 129 casos notificados de dengue (até sexta, 24), dos quais seis foram confirmados, são positivos. Além da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde constata que também á casos positivos de chikungunya ( 3 notificações) e zica vírus (7 notificações, mas nenhum confirmados ainda).
Em Minas Gerais, o avanço da chikungunya triplicou, segundo apurações da Secretaria de Estado de Saúde. Em uma das notas oficiais, a Secretaria de Estado de Saúde justifica esse quadro porque “Minas é uma área susceptível para circulação do vírus, tendo em vista as condições ambientais favoráveis, a manutenção do vetor e a população sem proteção imunológica.”
Da Redação
Mín. 12° Máx. 24°