Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Saúde

Prefeitura de Sete Lagoas disponibiliza ferramenta online para usuário acompanhar agendamento de consultas médicas

A novidade tem o objetivo de promover mais transparência e informação precisa sobre o fluxo de atendimentos especializados

31/01/2023 às 10h30 Atualizada em 31/01/2023 às 10h35
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Prefeitura de Sete Lagoas disponibiliza ferramenta online para usuário acompanhar agendamento de consultas médicas

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza a partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, uma importante ferramenta para acompanhamento da agenda de consultas médicas em diversas especialidades. A novidade tem o objetivo de promover mais transparência e informação precisa sobre o fluxo de atendimentos especializados.

A Central de Regulação de Serviços de Saúde é o setor responsável pela regulação do acesso dos pacientes às consultas especializadas, exames, cirurgias e procedimentos ambulatoriais. A informação é um direito de todos os usuários do Sistema Único de Saúde reconhecida pela Lei nº 8.080/90 (Lei do SUS), que especifica as obrigações do poder público, dos serviços e profissionais de saúde em relação ao direito à informação.

“As solicitações de exames e consultas são cadastradas, via sistema de informação GMUS, pelas unidades de Atenção Primária. Assim que o cadastro é realizado, todos os pedidos de exames e consultas especializadas passam por uma avaliação criteriosa pelos funcionários da Regulação”, detalha o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes. 

Somente depois de reguladas é que essas solicitações vão para o agendamento na Central, que ocorre de acordo com a ordem da fila e prioridade, tudo isso de forma dinâmica via sistema. Após a marcação, a unidade de Atenção Primária (ESF ou Centro de Saúde) entregará ao usuário o seu comprovante de agendamento. “Por isso, é de extrema importância que todos os usuários mantenham os seus cadastros atualizados em sua unidade de saúde de referência. Importante salientar que enquanto a solicitação não é avaliada pelo setor de Regulação o paciente não encontrará seu nome na fila. Esse atraso pode ocorrer pelo volume de avaliações para serem realizadas bem como pela atualização do sistema”, esclarece Sueli Barbosa dos Santos Lacerda, coordenadora da Central de Regulação. 

Neste primeiro momento, o usuário terá acesso as informações referentes às consultas especializadas para Sete Lagoas através do link: https://saude-gmus.setelagoas.mg.gov.br/consultalistadeespera. O usuário deverá informar o seu CPF ou cartão SUS para visualizar a posição que ocupa na fila e assim acompanhar o andamento de sua demanda. Caso tenha dificuldade para acessar o link a sua unidade de saúde é a referência para informações. Gradativamente, novos procedimentos serão inseridos para consulta pública.

Se o usuário aguarda o agendamento de alguma consulta especializada pelo SUS CLIK AQUI para acompanhar a sua demanda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes