
A 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza começará, em Minas Gerais, na próxima segunda-feira (3/4). No território nacional, a imunização iniciará no dia 10/4, mas a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiu pela antecipação diante da disponibilidade de doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).
O vírus influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, e pode levar à morte. Em 2022 em Minas Gerais, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza. Este ano, já são duas mortes.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, explica que, tendo em mente que a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, antecipar em uma semana a vacinação do público elegível será importante para reduzir possíveis complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
“A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir uma eventual sobrecarga nos serviços de saúde”, detalha o subsecretário.
Para a campanha de 2023, Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 1.420.000 doses, que estão sendo disponibilizadas aos 853 municípios mineiros. Para operacionalização da campanha, as cidades deverão considerar o quantitativo de doses da vacina e logística disponíveis no território. A campanha seguirá até o dia 31/5 e a meta de cobertura vacinal é de 90%. A expectativa é que 8.519.957 pessoas sejam vacinadas em Minas Gerais.
Os grupos prioritários para a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza são:
“Pedimos para que a população que faz parte do público elegível procure pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, para atualizar a caderneta de vacinação. Lembramos que esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e, para a campanha de 2023, já está atualizado contra a nova cepa da gripe”, destaca Prosdocimi.
Vale lembrar que a vacina contra influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de hipersensibilidade grave a doses anteriores.

PEQUI Prefeitura de Pequi inicia distribuição gratuita de canetas emagrecedoras para moradores
PARAOPEBA Prefeitura de Paraopeba anuncia reajuste de 30% no plano de saúde Unimed BH dos servidores
PARAOPEBA Paraopeba aprova verba de R$ 2,6 milhões proveniente de acordo por Brumadinho para ampliar hospital loc
SETE LAGOAS Diagmed amplia oferta de exames em Sete Lagoas com nova ressonância magnética com inteligência artificial
FORTUNA DE MINAS Prefeitura de Fortuna de Minas divulga novos horários para urgência odontológica nas Unidades de Saúde
PARAOPEBA “Dengue se combate com atitude”: Prefeitura de Paraopeba reforça ações de prevenção nas residências Mín. 18° Máx. 29°

