Quinta, 25 de Abril de 2024
27°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Crianças

Como cuidar da saúde bucal das crianças sem proibir o chocolate

Odontopediatra da Omint explica como o chocolate pode afetar os dentes e dá dicas de cuidados

26/04/2023 às 15h18
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Tamer Comunicação
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados por crianças e adultos. No entanto, o consumo excessivo de chocolate pode trazer riscos para a saúde bucal das crianças, além de outros problemas como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Por isso, é importante que os pais tenham cuidado com a quantidade e o tipo de chocolate que oferecem aos seus filhos, e que incentivem hábitos de higiene bucal adequados.

“Devemos manter a atenção com a escovação e uso de fio dental diariamente, além de limitar o consumo de chocolates, não deixando com livre demanda. O chocolate contém açúcar, que é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da cárie dental”, explica Patricia Terzini, odontopediatra da Clínica Omint Odonto e Estética. 

 

Açúcar, o alimento das cáries

A cárie é uma doença infecciosa causada por bactérias que se alimentam do açúcar presente na boca e produzem ácidos que desmineralizam o esmalte dos dentes, formando cavidades. A cárie pode causar dor, inflamação, infecção e até a perda dos dentes se não for tratada adequadamente. “Não existem chocolates que não causem cárie, o que existem são receitas caseiras e mais naturais feitas com banana e cacau, que podemos oferecer a crianças menores”, diz Patrícia.

Além disso, o chocolate também pode estimular a sensibilidade dental em crianças que já têm a dentina exposta por algum motivo, como por desgaste do esmalte, erosão ácida ou trincas nos dentes. A dentina é a camada interna do dente, que contém túbulos que se comunicam com a polpa dentária onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos. Quando a dentina é estimulada por alimentos gelados, cítricos ou doces, como o chocolate, pode ocorrer uma movimentação do fluido nos túbulos dentinários (canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até o interior do dente), que provoca uma sensação passageira de dor aguda.

 

Para evitar esses problemas, os pais devem seguir algumas recomendações quanto ao consumo de chocolate pelas crianças:

 

- Não oferecer chocolate para crianças menores de 2 anos, pois elas ainda não têm todos os dentes formados e podem se engasgar com o alimento.

- Preferir o chocolate meio amargo ou amargo, pois possuem uma quantidade menor de açúcar e maior de cacau, e são ricos em antioxidantes e flavonoides que podem trazer benefícios para o coração e para o humor.

- Comer o chocolate depois de uma refeição, como sobremesa. É importante evitar beliscar o chocolate durante o dia todo, pois isso aumenta o tempo de exposição dos dentes ao açúcar.

- Após comer o chocolate, esperar 10 minutos - para a saliva equilibrar o pH bucal - e depois fazer uma boa escovação dos dentes com creme dental fluoretado e usar fio dental para remover os resíduos que ficam entre os dentes.

 

Seguindo essas dicas, é possível aproveitar o chocolate sem prejudicar a saúde bucal das crianças. “A prevenção é sempre o melhor caminho e os produtos que nos auxiliam são os preconizados no dia a dia, como escovas, cremes dentais fluoretados e fio dental. E ainda: visitas regulares ao dentista para realizar o exame clínico, profilaxia e aplicação de flúor”, finaliza a odontopediatra.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h14 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes