
Dentro de poucos dias as 56 escolas da rede municipal de ensino estarão conectadas a um moderno sistema de produção de energia solar. A empresa Energy System do Brasil, responsável pela implantação das usinas fotovoltaicas em dez escolas do município, participou na manhã desta segunda-feira, 24 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura (Smeec), de uma capacitação junto a gestores escolares.
Na ocasião, o sistema foi apresentado e os gestores puderam esclarecer dúvidas quanto à produção de energia solar. As usinas estão instaladas nas escolas municipais Clarindo Cassimiro, Jovelino Lanza, CEMEI Joselita Dias Costa, CEMEI Marisa Mara Vaz Galuppo, Hilário Pereira da Fonseca, José Jacinto Godoy, Raymundo Gravito, Nádia Lúcia Ferreira Alves, Professor Edson Abreu e Professor Vasco Damião. Juntas, as dez escolas irão fornecer um total de 650 Kw de energia elétrica limpa e econômica às demais escolas municipais, por meio de devolução do excedente à rede da Cemig.
"As placas solares já foram instaladas nas dez escolas, das quais cinco já estão em pleno funcionamento. Com relação às demais, estamos aguardando apenas algumas adequações no padrão", detalha o responsável técnico pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras, Lucas Samuel Santana de Jesus.
Como funciona
O sol é uma das mais importantes fontes de energia. Utilizado há vários anos pela humanidade como fonte de calor, há algum tempo ele já vem sendo usado também para produzir energia elétrica. A energia solar é proveniente da luz e do calor do sol, sendo uma fonte alternativa, sustentável e renovável de energia que provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada pelo sol.
Hoje em dia, a energia solar é uma geração limpa de eletricidade feita por meio de painéis fotovoltaicos que transformam a luz do sol em energia elétrica. Na energia solar fotovoltaica, quando as partículas de energia da luz do sol (fótons) incidem sobre os painéis solares, ocorre a geração de uma corrente elétrica que pode ser direcionada e utilizada para alimentar residências, empresas, escolas e indústrias.

Seu dinheiro Novo salário mínimo será de R$ 1.621,00 em 2026
Semana da educação Semana da Educação leva cultura, arte, ciência e tecnologia ao Parque Municipal
Reivindicação Caminhoneiros articulam paralisação, mas pauta não é Bolsonaro
Combate a fraude Força-tarefa fiscaliza postos de Sete Lagoas e outras cidades para combate a sonegação fiscal
Dinheiro no mercado Iluminada e com 13º garantido, Sete Lagoas espera forte movimento no comércio neste fim de ano
Negócios Aeroportos de Confins e da Pampulha são vendidos em negociação bilionária Mín. 20° Máx. 32°

