

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 a partir de segunda (1) interfere em outros pagamentos, como aposentadorias e o abono do PIS/Pasep. Os microempreendedores individuais (MEI) também precisarão pagar uma contribuição mensal (DAS) mais cara. É o segundo aumento do ano, afinal o salário mínimo já havia sido reajustado em janeiro.
A base do pagamento é de 5% do valor do salário mínimo — R$ 66. Para cada setor, há um adicional: no caso dos trabalhadores do comércio, da indústria e do serviço de transporte, é acrescido R$ 1 do ICMS e a taxa sobe para R$ 67. Serviços em geral contribuem com mais R$ 5 do ISS, R$ 71. Aqueles que contribuem nos dois setores contribuem duplamente e pagam mais R$ 6 — R$ 72.
Os caminhoneiros pagam mais: 12% do salário mínimo, ou R$ 158,40 em 2023. E a cobrança do ISS e do ICMS dependem da carga que levam e do território por onde circulam.

Sete Lagoas Segunda parcela do 13º salário será antecipada em 2026
Sete Lagoas Prazo para renegociação de dívidas de trabalhadores informais é prorrogado até 26 de outubro
Sete Lagoas Termina neste domingo (31) o prazo para a entrega da Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-Simei), referente ao ano-calendário de 2025. Mín. 21° Máx. 32°



