Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Golpe

Não caia no golpe de quem está de olho em sua restituição do Imposto de Renda

Especialista ensina a como evitar fraudes pelo PIX

30/05/2023 às 15h14
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Hipertexto Comunicação Empresarial
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda é o dia 31 de maio. Com os olhares voltados para a restituição, os contribuintes poderão, novamente, receber o pagamento via PIX. Lançado em 2022 como um projeto piloto, o reembolso por transferência deu tão certo que a Receita decidiu estimular novamente a população a receber dessa forma.  

Mas é fundamental que você fique atento: os criminosos querem o seu dinheiro! E, com a grande movimentação gerada pelas restituições, já tem muita gente se preparando para atacar seu bolso! 

Para Tito Lívio, diretor jurídico da fintech brasileira U4C, as instituições bancárias possuem altíssima tecnologia para impedir golpes e fraudes no PIX, “mas por enxergar uma barreira frente a essa segurança, o criminoso mira nos usuários finais para aplicar delitos”, afirma.

Ele explica que, ainda que as operações sejam rastreáveis, os criminosos se aproveitam da possibilidade de “distribuir o valor entre diversas contas rapidamente e dificultam o rastreamento do dinheiro perdido por parte dos bancos”, pontua. 

O especialista destaca que os golpes costumam começar por SMS ou mensagens no WhatsApp, além de e-mails enviados em nome do governo federal. Assim como os próprios sites, essas comunicações falsas simulam a aparência dos serviços da Receita Federal, indicando ao contribuinte a oportunidade de receber antecipadamente a restituição. E os valores citados costumam ser altos, como forma de atrair a atenção.

E eles ainda prometem a liberação instantânea do dinheiro, que tem data oficial e prazo definido para ser depositado para os contribuintes. “Não existe maneira de agilizar esse processo, pois os valores são definidos no momento da entrega da declaração do Imposto de Renda, sem mudanças em relação à data de recebimento”, afirma o diretor.

“O órgão não entra em contato com os contribuintes por e-mail, mensagem de texto ou outros meios eletrônicos. Qualquer comunicação desse tipo envolve fraude”, diz. Então, é fundamental que a busca por informações ocorra apenas nos sites oficiais ou nas centrais de atendimento.

O diretor jurídico ainda alerta os contribuintes para se atentarem aos seguintes pontos de precaução para evitar os golpes e grandes prejuízos:

  • Gere as guias de pagamento somente pelos canais oficiais;

  • Avalie as guias antes de autorizar seu respectivo pagamento. Confira o CNPJ do beneficiário e o banco que está emitindo a cobrança. Caso identifique que um ou mais desses dados não conferem, não efetue o pagamento;

  • Não clique em anúncios com informação de patrocinado ou em links de e-mails desconhecidos;

  • Não abra arquivos anexados, pois, normalmente, são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

  • Não acione os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como "clique aqui";

  • Fique atento aos e-mails que chegam em nome da instituição. A Receita Federal reforça o alerta sobre novas mensagens falsas que estão circulando na Internet sobre divergências no IRPF, seguidas de multa. A orientação é não abrir ou não responder a essas mensagens. E, caso receba algo semelhante, é necessário que o contribuinte entre no e-CAC, com login e senha, e verifique se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes