
Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias comunicacionais, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Dessa forma, todos podem ter acesso a conteúdos disponíveis na internet e, assim, produzir e disseminar conhecimento.
A partir dessa premissa, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Sete Lagoas iniciou a implementação do projeto Edutec - Tecnologia na Educação, em 14 escolas municipais do 6º ao 9º anos, equipando 107 salas de aula com TVs interativas.
O projeto foi apresentado nesta segunda-feira, 29 de maio, para a comissão interna da Secretaria, que fará o acompanhamento. O projeto, portanto, vai além das TVs interativas. "Inclui também envolver a comunidade da rede municipal de ensino de Sete Lagoas na utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para a busca de soluções e alternativas que viabilizem o desenvolvimento educacional local e a inclusão digital de alunos e professores, utilizando as modalidades presencial e à distância, como forma de propagar o conhecimento", acrescenta Zalina Duarte, da Edutec.
Desenvolver e produzir conteúdos de forma cooperada para que alunos e professores participem do processo de criação, propiciar a capacitação continuada de professores, desenvolver atividades contextualizadas utilizando as tecnologias da informação e da comunicação, oferecer aulas interativas e dinâmicas presenciais e à distância também fazem parte dos objetivos do projeto.
Uma plataforma digital será a interface entre estudantes, professores e comunidade escolar. "Com a utilização dessas ferramentas digitais, esperamos ter uma melhora no processo ensino aprendizagem, aumentando a média de notas escolares e ampliando o envolvimento dos alunos nas aulas interativas e na própria criação do material didático, promovendo assim a inclusão digital dos nossos estudantes", afirma a gerente educacional do Município, Márcia Veiga.
O Edutec possui ainda um banco de aulas interativas com mais de 2000 aulas de todas as disciplinas, desde o ensino infantil até o 9º ano do ensino fundamental, além de avaliações, exercícios, atividades online e até games educativos. Uma equipe pedagógica atua no assessoramento da coordenação e faz um acompanhamento local constante.
Inicialmente, o projeto funcionará nas escolas Alípio Maciel de Oliveira; Aurete Pontes Fonseca; Dalva Ferreira Diniz; Dr. Márcio Paulino; Francisca Ferreira de Avelar; Hilário Pereira da Fonseca; Marilza Fleury Costa Figueiredo; Professor Edson Abreu; Professor Marcos Valentino; Professor Vasco Damião; Padre Teodoro; Raymundo Gravito; José Jacinto Godoy e Professor Galvão, mas será ampliado gradativamente para as demais escolas do município.

ENEM Professora Acerta Tema do Enem em Divinópolis: Alunos Confortáveis e Com Repertório na Mão
Prêmio Professora de Sete Lagoas tem obra reconhecida pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários Mín. 17° Máx. 30°
