
Instituições de ensino públicas e privadas de Minas Gerais terão que substituir sirenes e alarmes por sinais sonoros musicais até o início do ano letivo de 2026. A medida, prevista na Lei nº 25.261, sancionada em 29 de maio pelo governador Romeu Zema (Novo), visa garantir maior conforto a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que frequentemente apresentam hipersensibilidade auditiva.
O projeto, de autoria do deputado Ulysses Gomes (PT), altera a Lei nº 13.799/2000, que trata dos direitos das pessoas com deficiência no estado. O parlamentar destaca que os sons tradicionais das sirenes, usados para marcar início e fim das aulas, provas e recreios, podem causar desconforto e dor para estudantes autistas.
William Botteri, presidente da Associação Amigos Autistas (AMA) e pai de um jovem autista com grau 3 de suporte, comemorou a aprovação. Segundo ele, a medida contribui para um ambiente escolar mais acolhedor para estudantes com hipersensibilidade sensorial e incentiva a redução do ruído geral nas escolas. "A musicoterapia é importante para o autista; a música acalma e relaxa", afirma.
Fundada em 1984, a AMA tem como missão orientar famílias e ampliar o apoio a pessoas com autismo. Atualmente, oferece atendimentos educacionais, sociais e jurídicos para ajudar famílias em busca de benefícios e direitos.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por alterações no neurodesenvolvimento, afetando comunicação, interação social e comportamento. De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, 2,4 milhões de brasileiros têm diagnóstico de TEA, sendo a maioria crianças entre cinco e nove anos, com prevalência maior entre homens.
Da Redação com informações de Estado de Minas
Violência Homem é preso após quebrar vidraça e ameaçar funcionária em espaço cultural de Sete Lagoas
Polêmica Minuto de silêncio por vítimas de operação no Rio gera debate acalorado na Câmara de Sete Lagoas
Vida animal Policiais resgatam tamanduá perdido no bairro Dona Sílvia
Novela Paula Fernandes retorna às telinhas da Globo na nova novela das 19h: “Coração Acelerado”
Roubo Motorista tem carga furtada enquanto dormia em posto da BR-040, em Caetanópolis
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas
Literatura Exposição valoriza escritores de Sete Lagoas e destaca a produção literária local
Leitura “Estação das Histórias” promove encontro com contadores de histórias e escritores mineiros em escolas de Sete Lagoas
Concurso federal Concurso do TCU tem vagas para auditor federal com salário de R$ 26 mil Mín. 18° Máx. 33°


