
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelou um dado preocupante. Dos 52 milhões de jovens na faixa de 14 a 29 anos de idade do país, 18,3% não conseguiram completar o ensino médio, ou porque abandonaram a escola antes do término dessa etapa ou porque nunca colocaram os pés em uma sala de aula.
Dos 9,5 milhões de jovens nessa situação no ano passado, 58,8% são homens e 41,2% mulheres. Por cor ou raça, 27,9% desses jovens eram brancos e 70,9% pretos ou pardos. A necessidade de trabalhar é a principal razão para abandono do ambiente escolar.
Quando perguntados sobre o principal motivo de terem abandonado ou nunca frequentado uma unidade de ensino, nada menos do que 40,2% dos jovens apontaram a necessidade de garantir emprego e renda como fator prioritário. Dentre os homens, esse percentual sobe para 51,6%. A falta de interesse em estudar vem em seguida, com 26,9%.
Para as mulheres, o principal motivo foi também a necessidade de trabalhar (24,0%), seguido de gravidez (22,4%) e não ter interesse em estudar (21,5%). Além disso, 10,3% delas indicaram realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, como um parente próximo, como o principal motivo de terem abandonado ou nunca frequentado escola, enquanto para homens esse percentual foi inexpressivo (0,6%).

Kits escolares Prefeitura de Cordisburgo adquire 750 kits escolares para alunos da rede municipal
Intercâmbio Estudante de Cachoeira da Prata vai representar Minas Gerais na Suíça em programa educacional
Volta às aulas Rede Municipal de Ensino retoma aulas e inicia novo ciclo letivo em Paraopeba Mín. 18° Máx. 21°


