
Além de ser uma das maiores preocupações dos jovens durante o Ensino Médio, entrar na faculdade pode ser uma tarefa desafiadora. Muitas vezes, mesmo para quem já realizou esse sonho, manter-se na universidade pode ser ainda mais difícil. Finalizar essa etapa, portanto, não é fácil para boa parte dos brasileiros e brasileiras – principalmente para jovens oriundos da rede pública de ensino e de classes sociais menos privilegiadas. Com o intuito de auxiliar adolescentes e jovens na jornada rumo à graduação, a JA Rio de Janeiro e o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) realizarão, no próximo dia 15/08, às 19h, no YouTube, o evento ao vivo #EuNaFacul, com informações exclusivas sobre Enem, Sisu, Fies, Prouni, auxílios, bolsas e programas de acesso estudantil.
A iniciativa tem como objetivo apresentar um guia completo para quem sonha em entrar no Ensino Superior e aproveitar todas as oportunidades que as principais universidades do Estado do Rio de Janeiro oferecem. O material foi produzido pelo IJCA, com o apoio da pesquisadora Giselle Pinto, formada pela Universidade Federal Fluminense, e Kenia de Oliveira, analista de Projetos do instituto, e agora também conta com a parceria estratégica da JA Rio de Janeiro para a disseminação das informações.
“Além de oferecer, por meio da metodologia aprender-fazendo, experiências educacionais com base em três grandes pilares – empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho –, também buscamos produzir e compartilhar conteúdos que agreguem valor à jornada de adolescentes, jovens e pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Esta parceria estratégica com o IJCA reforça a nossa missão de inspirar e preparar esse público para que tenham sucesso em uma economia global, tendo em vista a importância que o Ensino Superior tem na jornada pessoal e profissional de uma pessoa”, destaca Rafael Coelho, coordenador de Marketing na JA Rio de Janeiro.
Segundo Kenia de Oliveira, o evento tem como objetivo apresentar um panorama dos programas e ações voltados para a permanência estudantil realizado pelas instituições de ensino e poder público.
“Ao apresentarmos no guia as possibilidades de permanência através de políticas que visam combater a evasão, damos autonomia e poder de escolha ao jovem, que vai saber dessas possibilidades e buscá-las para dar continuidade aos seus estudos”, explica Kenia.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://conteudo.jarj.
Sobre a dificuldade de ingresso e alto índice de evasão nas universidades
Em 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) registrou 3,9 milhões de inscrições, superando os 3,4 milhões de participantes de 2022. Apesar de esse índice revelar uma crescente melhora após a pandemia da Covid-19, o exame ainda está longe de se aproximar do alcance que já teve no passado. Em 2016, por exemplo, as inscrições alcançaram mais de 8 milhões de pessoas candidatas. Para especialistas, a falta de perspectiva em relação ao Ensino Superior e de políticas públicas que incentivem esses alunos ajudam a explicar a baixa nos números.
Além disso, embora ser aprovado no vestibular seja uma etapa difícil para muitos estudantes, para outros, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social, o desafio de entrar e permanecer pode ser ainda maior. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de evasão nas universidades públicas em 2021 foi de 9,4%.
Serviço:
#EuNaFacul
Dia 15/08, às 19h
Ao vivo, on-line e gratuito
Inscrições: https://conteudo.

Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado
Literatura Lançamento do livro “Educação Positiva na Adolescência” reúne especialistas em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


