
O Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal Adjunta de Trânsito, Transporte e Segurança (Seltrans) e a Guarda Civil Municipal (GCM) continuam realizando ações de conscientização sobre o perigo provocado pela utilização de linhas cortantes durante a prática de soltar pipa.
Nesta segunda-feira, 21 de agosto, a campanha “Corte essa Ideia” chegou para crianças que estudam na Escola Municipal Padre Teodoro.
A mobilização ocorre na época do ano mais propícia para soltar pipas. As ações ganharam força a partir da segunda quinzena de julho com a realização de palestras, blitz educativa e distribuição de material informativo. “Conversamos e distribuímos a cartilha para alunos do Ensino Fundamental I e II. O propósito é conscientizar, já que infelizmente pessoas da família compram a linha chilena ou ensinam as crianças a fazerem o cerol. Nossa mensagem destaca que a brincadeira sempre é permitida, mas de forma segura”, explicou Daniela Maia, do Departamento de Educação no Trânsito.
As crianças participaram ativamente da atividade fazendo perguntas e levando a cartilha educativa para casa. As interações cumprem muito bem o seu papel de conscientizar. “A linha de algodão pode ser usada porque não machuca as pessoas. A chilena e o cerol são proibidas e quem usar está cometendo crime”, disse Yasmim Carvalho de Souza, aluna do 4º ano. A pequena Yasmim também revelou o que vai falar quando encontrar alguém utilizando as linhas cortantes: “Não pode. Isso provoca ferimentos e até pode matar uma pessoa”.
O principal objetivo é levar a mensagem da campanha a regiões da cidade onde a utilização de linha chilena ou cerol é recorrente. Esta identificação é realizada pelo serviço de Inteligência da GCM. A utilização e também a comercialização de linhas cortantes são consideradas crimes e provocam penalidades. Pais e responsáveis também podem sofrer as consequências desta irresponsabilidade. “Aqueles que são flagrados portando, utilizando ou vendendo esses materiais são penalizados com multas previstas em legislações municipal e estadual. O material também é apreendido e posteriormente incinerado”, esclarece J. Silva, supervisor da GCM.
Este é o quarto ano consecutivo que a campanha é realizada. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

CONSCIENTIZAÇÃO SAAE promove semana especial com ações pelo Dia Mundial da Água em Sete Lagoas
CULTURA DA PAZ Sete Lagoas aprova lei voltada à promoção da cultura de paz e combate ao discurso de ódio nas escolas
Evento Cultural Sesc Sete Lagoas promove evento gratuito “Sesc Movimenta” com oficinas, dança e atividades culturais
Meio Ambiente Gruta Rei do Mato recebe VI Seminário Águas no Carste em Sete Lagoas
Educação Sete Lagoas reabre processo seletivo para instrutores do Escola em Tempo Integral
Prudente de Moraes Alunos da rede Municipal de Prudente de Morais estão recebendo material escolar gratuito
Sete Lagaos Inscrições abertas para cursos preparatórios do IFTM em Sete Lagoas com bolsa de R$ 200
Cursos Senac Senac oferece cursos gratuitos de confeitaria e pizzas em Sete Lagoas
Destaque nacional Afya Sete Lagoas alcança o 1º lugar em indicadores estratégicos entre mais de 30 unidades do grupo no país Mín. 17° Máx. 28°


