
Apresentando um Projeto que propõe uma discussão dos impactos de desastres ambientais em quilombos, que são espaços portadores de história, da ancestralidade e dos saberes dos povos tradicionais os estudantes: Ana Caroline Vieira Barcelos Caique Adrian da Silva Martins e Kessely Aparecida da Silva Vieira sob a orientação da coordenadora Juliana de Moura Gonçalves Ferreira os estudantes conseguiram a 1º colocação
A pesquisa foi conduzida por meio do estudo de caso nas comunidades remanescentes de quilombolas “Beira do Córrego e Retiro dos Moreiras” localizadas no município de Fortuna de Minas/MG, afetadas pelo rompimento da Barragem 1 da mina do Córrego do Feijão. A coleta de dados ocorreu através da pesquisa teórica, documental e de campo.
Foto da Cerimônia de encerramento da UFMG Jovem -
Ana Cristina Ribeiro Vaz Débora d’Ávila Rei
Coordenadora Geral da UFMG Jovem Diretora de Divulgação Científica Proex/UFMG
Os resultados revelaram a contaminação de recursos hídricos da região e do solo pela deposição de rejeitos, além de prejuízos sociais devido às mudanças na prática de atividades econômicas e culturais. A partir desses resultados, conclui-se que as alterações ambientais decorrentes do incidente afetaram substancialmente o modo e a qualidade de vida dos moradores.
Vivenciar essa oportunidade de conhecer e apresentar nosso Projeto no campus da UFMG, uma das universidades mais importantes do Brasil”, simplesmente é emocionante.
Nossos agradecimentos aos moradores do Beira Córrego e Retiro dos Moreiras pela grande contribuição pela realização do projeto principalmente as guardiãs da tradição oral do quilombo e a Secretaria Municipal de Educação de Fortuna de Minas.
Orientadora do Projeto: Juliana de Moura Gonçalves Ferreira
Estudantes: Ana Caroline Vieira Barcelos Caique Adrian da Silva Martins e Kessely Aparecida da Silva Vieira
“Nossos agradecimentos aos moradores do Beira Córrego e Retiro dos Moreiras pela grande contribuição pela realização do projeto principalmente as guardiãs da tradição oral do quilombo e a Secretaria Municipal de Educação de Fortuna de Minas”, manifesta Juliana Ferreira.
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


