
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, uma em cada 36 crianças de 8 anos foi identificada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos EUA no ano de 2022. A prevalência de pessoas com TEA vem aumentando progressivamente ao longo dos anos. Em 2012, esse número estava em uma para 88. Já em 2018, passou a uma em 59. No Brasil, não existem dados oficiais, mas estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham autismo.
Pensando nisso, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, Esportes e Cultura - propõe a criação de um Centro de Referência do Autista de Sete Lagoas. Entre seus objetivos, estão a formação para os pais e responsáveis de crianças e adolescentes com deficiência, transtorno geral de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, sendo esta atribuição de competência da Secretaria de Saúde. Já à Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura competirá a realização de formações dos profissionais da rede municipal de educação que tenham atribuições pedagógicas.
Em atendimento aos objetivos do projeto, será realizado nos dias 20 e 27 de setembro a "Capacitação sobre Autismo: Saúde e Educação", tendo como tema "Um Novo Olhar para o Autismo". O evento terá como palestrante o Dr. Geraldo Alves, neurocirurgião, mestre em cirurgia pela UFMG e doutorando em Neurologia Cognitiva pela UFMG, no auditório do Unifemm, de 19h às 21h. O evento é exclusivo para profissionais da educação infantil e ensino fundamental da rede pública de Sete Lagoas.
Em breve será informado o local onde o Centro irá funcionar, com neurologista especialista em autismo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, entre outras especialidades.
CONSCIENTIZAÇÃO SAAE promove semana especial com ações pelo Dia Mundial da Água em Sete Lagoas
CULTURA DA PAZ Sete Lagoas aprova lei voltada à promoção da cultura de paz e combate ao discurso de ódio nas escolas
Evento Cultural Sesc Sete Lagoas promove evento gratuito “Sesc Movimenta” com oficinas, dança e atividades culturais
Meio Ambiente Gruta Rei do Mato recebe VI Seminário Águas no Carste em Sete Lagoas
Educação Sete Lagoas reabre processo seletivo para instrutores do Escola em Tempo Integral
Prudente de Moraes Alunos da rede Municipal de Prudente de Morais estão recebendo material escolar gratuito
Sete Lagaos Inscrições abertas para cursos preparatórios do IFTM em Sete Lagoas com bolsa de R$ 200
Cursos Senac Senac oferece cursos gratuitos de confeitaria e pizzas em Sete Lagoas
Destaque nacional Afya Sete Lagoas alcança o 1º lugar em indicadores estratégicos entre mais de 30 unidades do grupo no país Mín. 17° Máx. 28°


