
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) - aderiu ao Programa do Governo de Minas, Jovens Mineiros Sustentáveis, e é destaque entre vários municípios participantes. Uma iniciativa focada na educação e conscientização de estudantes de escolas municipais.
E, nesta quinta-feira, 21 de setembro, quando é celebrado o Dia da Árvore, foi realizada uma importante etapa do projeto com o plantio do Bosque do Amanhã em uma área pública que fica entre os bairros Progresso, Várzea e Dona Dora.
O projeto é abrangente e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A pauta tem abordagem diversa em temas da área ambiental, cidadania e educação ambiental.
O programa envolve as escolas municipais Professor Vasco Damião e Dr. Enízio Antônio Viana. A parceria com o Estado agrega valor, mas também exige planejamento e dedicação de todos os envolvidos. Uma próxima etapa terá como temática o consumo consciente de energia.
Representantes do Governo de Minas prestigiaram o plantio de 100 mudas nativas do cerrado e também frutíferas. A criação do Bosque do Amanhã representa o envolvimento de uma geração de crianças com a causa ambiental. “Que satisfação participar desta fase do programa justamente no Dia da Árvore. Acompanhamos a alegria das crianças em fazer o plantio e assumir esse compromisso de mudar o futuro com um ambiente melhor na cidade. Juntos estamos mudando a realidade dessa geração e destacando a importância da preservação da natureza”, disse Breno Lasmar, diretor geral do Instituto Estadual de Floretas (IEF).
O programa Jovens Mineiros Sustentáveis já tomou conta de Minas Gerais. São 105 escolas e mais de 6.600 mil alunos envolvidos. Na pauta ambiental tão abrangente, Sete Lagoas fez e faz a lição de casa. “Em nome do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, agradecemos o empenho da Prefeitura de Sete Lagoas com este projeto. Esta é uma semana especial dentro do programa e planejamos plantar 6 mil mudas. Todos estão envolvidos no maior programa de educação ambiental da história de Minas Gerais”, comentou Rodrigo Franco, subsecretário Estadual de Gestão Ambiental e Saneamento.
O local do plantio faz parte da Área de Proteção Ambiental do Córrego Matadouro e foi indicado por técnicos da Semadetur. Eles vão acompanhar o desenvolvimento das mudas e a Codesel estará no apoio cuidando da irrigação das plantas.
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


