A falta de medicamentos tem sido um grande problema no município de Cachoeira da Prata-MG. De acordo com moradores, essa é uma situação que vem incomodando a comunidade que necessita de remédios para o bem-estar da Saúde. Pessoas reclamam o atendimento da demanda, principalmente diante da dificuldade em comprar medicamentos em farmácias.
O cidadão senhor G. I. é usuário do serviço de Saúde, com necessidade de remédios. Segundo ele, faltam medicamentos tais como: insulina, fita para medir glicose e outros. "De maneira geral, diversos moradores reclamam a falta de remédios. De fato, quando precisamos, às vezes encontramos uns e outros não", confirma.
Também J. M. S. 58 anos faz uso de remédios de uso contínuo para controlar a pressão e afirma que nos últimos dias tem faltado medicamentos. J. M. S. diz sentir prejuízo em sua saúde pela falta dos remédios que precisa todos os dias. “Igualmente meus vizinhos tem reclamado muito e é preciso melhorar a situação da Saúde”, adverte.
Â
A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira da Prata informa que realizou todos os procedimentos para compra de medicamentos dentro dos prazos estabelecidos, bem como os pagamentos de contrapartida para o Estado. “Não recebemos medicamentos do Estado regularmente desde Novembro de 2016. Infelizmente esta situação tem atingido vários municípios e diante deste cenário, realizamos várias compras emergenciais que não foram suficientes para suprir toda a demanda do município, pois sabemos que existe um limite para a realização destas compras diretas, sem que sejam através de um processo licitatório.”, explica a secretária Carina C. Miranda.
Â
Segundo a secretária, apesar de toda dificuldade encontrada, o Município conseguiu entrar em um processo de licitação, através de um consórcio em que vários outros municípios também participam, com o objetivo de aumentar o poder de compra destes medicamentos. “As requisições já foram realizadas, os medicamentos já começaram a chegar e temos a certeza que nas próximas semanas tudo estará sendo regularizado com a entrega de todos os medicamentos básicos ao município.”, informa.
Â
 Da redação
Mín. 10° Máx. 25°