Segunda, 29 de Abril de 2024
19°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cultura Consciência Negra

Saiba como a culinária afro influenciou as comidas brasileira e mineira

Docente do Senac traz ainda uma receita da culinária afro-brasileira

21/11/2023 às 11h38
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Rede Comunicação
Compartilhe:
Saiba como a culinária afro influenciou as comidas brasileira e mineira

Dia 20 de novembro foi oficializado como Dia da Consciência Negra para relembrar a morte de Zumbi dos Palmares - líder de um dos maiores quilombos da história brasileira. A data é usada para celebrar a influência da cultura negra no Brasil e refletir sobre a luta das pessoas pretas pela igualdade no país. 

Durante o período da escravidão, as condições sub-humanas em que os negros escravizados eram aprisionados fez com que o preparo dos alimentos fosse improvisado. Porém, culinária africana não ficou presa esse período e, mais de 100 anos depois, essas práticas foram assimiladas e adaptadas à culinária brasileira e mineira, estabelecendo sua importância. Hoje, a culinária afro-brasileira se faz presente nas mais comuns preparações e até na alta gastronomia, como explica Eduardo Batista, docente de Gastronomia do Senac. 

O uso de ingredientes como o dendê, o quiabo, a pimenta malagueta e o feijão preto e métodos tradicionais de preparo, como o uso de panelas de barro e o cozimento lento para realçar os sabores, são alguns dos legados que a culinária afro deixou para a maneira que comemos hoje. 

Essas e outras influências se fundiram ao longo dos séculos, resultando em uma rica diversidade gastronômica que reflete a herança cultural e étnica do Brasil e de Minas Gerais. A comida brasileira e mineira contemporânea é um testemunho dessa fusão cultural, enriquecendo a cena gastronômica com uma variedade de sabores, texturas e pratos distintos. Como resultado, alguns pratos típicos de origem afro-brasileira, como o vatapá, o acarajé e o caruru, tornaram-se parte integrante da gastronomia brasileira e são amplamente apreciados em várias regiões do país, incluindo Minas Gerais.”, ressalta Eduardo. 

O especialista ainda destaca o uso de utensílios específicos, como panelas de barro e pilões de madeira. A influência chegou inclusive nas festividades e celebrações sazonais, em que pratos e doces específicos desempenham um papel central, como é o caso do cuscuz de tapioca e do doce de leite, amplamente consumidos no nosso estado. 

Quem tira um momento para refletir, vai perceber que a cultura preta é celebrada todos os dias no nosso país, muito além do mês de novembro, e está literalmente na boca do povo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes