Segunda, 29 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cultura Patrimônio

Departamento de Museus e Patrimônio Histórico atualiza lista de bens inventariados de Sete Lagoas

A participação de cada cidadão é importante para garantir a preservação desses bens

14/12/2023 às 08h38
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Igrejas, capelas e bens móveis compõem o vasto acervo do município
Igrejas, capelas e bens móveis compõem o vasto acervo do município

Sete Lagoas é uma cidade que respira cultura e, apesar de ter 156 anos de emancipação política, sua história começa bem antes disso, ainda nos tempos dos tropeiros, no século XVII. Distante cerca de 72 km de Belo Horizonte, a cidade se destaca pelo patrimônio cultural construído ao longo de gerações. Em reunião realizada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural no dia 29 de novembro, foi aprovada a "Lista de Bens Inventariados Atualizados de 2023". A lista inclui igrejas; móveis, ferramentas e equipamentos históricos, e pode ser consultada no site www.setelagoas.mg.gov.br.

O Conselho tem um papel significativo na preservação e promoção dessa importante herança cultural, sendo um órgão responsável por zelar pelo patrimônio cultural do município. "O conselho atua na identificação, proteção e conservação de bens culturais, conscientizando a comunidade sobre a importância do patrimônio cultural e promovendo a valorização e o respeito pela história local", conta a historiadora do Departamento de Museus e Patrimônio Histórico do Município, Shirley Fonseca.

De acordo com a historiadora, a comunidade também desempenha um papel relevante na preservação do patrimônio cultural, não apenas como detentora do conhecimento e tradições, mas também como agentes ativos na construção de um futuro que honre e valorize o passado. "A participação de cada cidadão é importante para garantir a sustentabilidade, a preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural de Sete Lagoas. Contamos com a contribuição de todos", completa Shirley.

Entre os patrimônios históricos e culturais da cidade, destacam-se os museus (Ferroviário e Histórico), o Casarão Nhô Quin Drummond (com seu teatro de arena ao fundo e o Memorial Zacarias, além da loja de artesanato do Cramam), as lagoas, as igrejas, a Gruta Rei do Mato e a Serra de Santa Helena, entre outros. Quais desses você conhece?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes